
O gráfico acima mostra a existência de 1804 repositórios institucionais instalados em todo o globo terrestre e no Brasil. É importante mencionar que os repositórios são registrados pelos seus administradores. Esse gráfico demonstra a evolução da via Verde em todo o mundo.

O quadro acima mostra a quantidade de revistas científicas de acesso livre registradas no sítio www.doaj.org . O Brasil aparece em segundo lugar e, a evolução do número de revistas científicas coincide com o período em que o IBICT, 2004, fez a customização do software Open Journal System (OJS) que recebeu a denominação de SEER – Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas. Independente desse aspecto, o número de revistas científicas cresceu também em outros países, como pode ser visto no quadro acima.

O quadro acima mostra que cerca de 65% das políticas adotadas pelos editores científicos permitem que os pesquisadores depositem as suas publicações científicas em repositórios de acesso livre. Verifica-se, portanto, um movimento favorável à adoção do acesso livre em todo o mundo. Em outras palavas, ambas as estratégias, tanto a da via Verde quanto a da via Dourada, proporcionaram resultados importantes em favor do acesso livre.
Fonte: http://kuramoto.blog.br/