quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Brasil terá que construir 25 bibliotecas por dia para cumprir nova lei

Lei determina que todas escolas precisarão ter acervo até 2020. O déficit é maior no ensino fundamental

02/06/2010 16h26
da redação

Para cumprir a lei que determina que toda escola precisará ter uma biblioteca até 2020, 25 terão de ser construídas por dia só nos estabelecimentos de Ensino Fundamental. Os cálculos são do movimento Todos pela Educação, com base no último Censo da Educação, de 2008.
Todas escolas precisarão ter bibliotcas, diz lei federal
 déficit de bibliotecas no ensino fundamental é de 93 mil. O levantamento indica que 70% das 133 mil escolas de ensino fundamental brasileiras não têm acervo de livros.

- Vão faltar pelo menos 178 mil bibliotecários

O desafio será maior nas escolas públicas, que precisam de 89,7 mil bibliotecas. A situação é pior nos colégios municipais que nos estaduais.

Na educação infantil, apenas 30% dos colégios têm esses acervos. Será necessário criar 21 por dia para cumprir com a demanda.  No ensino médio, a situação é um pouco melhor. Faltam bibliotecas em 3 471 escolas.


Para Luis Norberto, do Todos pela Educação, “essa dificuldade é decorrente da falta de visão do Brasil sobre a importância da biblioteca. No mundo todo as bibliotecas são doadas por mantenedores que têm uma alegria imensa de poder doar um acervo”.

“A lei é uma direção, mas ela não faz nada. Nós, sociedade, é que devemos fazê-la funcionar. A tarefa não é só dos gestores, imagine se cada empresário doasse um acervo para uma escola, em dois anos o problema estava resolvido”, disse Norberto.

Para Norberto, com a entrada obrigatória das crianças na educação infantil aos 4 anos, estabelecida por lei no ano passado, e a implantação das bibliotecas, os alunos vão aprender a ler mais cedo. "É uma mudança radical e positiva. Daqui a dez anos, as crianças vão estar alfabetizadas aos 8 anos, é um futuro muito melhor", afirma.

Fonte: http://guiadoestudante.abril.com.br/vestibular-enem/brasil-tera-construir-25-bibliotecas-dia-cumprir-nova-lei-566114.shtml--