quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Algumas abordagens sobre os periódicos


Revistas e jornais são os que aparecem em destaque no ramo dos periódicos, isso porque são produzidos e disseminados periodicamente. Ouvimos e vemos na TV, acerca dos jornais, por exemplo: nas bancas e com os gazeteiros. Isso significa dizer que o jornal estará pronto em ambos os pontos de venda. Isso também ocorre com as revistas. Elas geralmente estão nas bancas ou se o leitor preferir, pode fazer uma assinatura, o que também pode ser feito com o jornal, pois isso lhe possibilitará receber os periódicos em casa. Os periódicos também estão disponíveis na internet, tornando assim o acesso rápido e prático as informações.

Publicações Periódicas

Publicações periódicas, em geral designadas simplesmente como periódicos são publicações em papel ou em meio eletrônico que geralmente são publicadas em intervalos de tempo regulares.
Pode o periódico tratar de assunto específico ou de assuntos variados. Quanto à periodicidade pode ser diária, bissemanal, semanal, quinzenal, bimensal, mensal, bimestral, trimestral, quadrimestral, semestral ou anual.
A principal característica do periódico é a continuidade, pois sua duração é indeterminada. A publicação periódica apresenta um aspeto bibliográfico uniforme. Cada caderno publicado chama-se  fascículo ou número. A reunião de um determinado grupo de fascículos constitui o volume.
Revista Científica

No campo das publicações acadêmicas, uma revista científica é uma publicação periódica destinada a promover o progresso da ciência, geralmente noticiando novas pesquisas. A maioria das revistas são altamente especializadas, embora algumas das publicações mais antigas tais como Nature publiquem artigos e dissertações científicas abrangendo uma vasta gama de campos científicos. Revistas científicas contêm artigos que foram submetidos a uma revisão por pares, numa tentativa de assegurar que estes artigos vão ao encontro dos padrões de qualidade e validade científica da publicação. Embora revistas científicas sejam superficialmente similares a revistas profissionais, na verdade elas são bem diferentes destas. Edições de uma revista científica raramente são lidas casualmente, como se lê uma revista qualquer. A publicação dos resultados de pesquisa é parte essencial do método científico; eles geralmente devem suprir detalhes suficientes sobre um experimento, para que um pesquisador independente possa repetir o processo e verificar os resultados. Cada artigo da revista se torna parte de um registro científico permanente.
A história das revistas científicas começa em 1665, quando o francês Journal des Savants e o inglês Philosophical Transactions of the Royal Society começaram a publicar sistematicamente resultados de pesquisas científicas. Mais de mil publicações, a maioria de existência efêmera, foram fundadas no século XVIII, e o número aumentou rapidamente depois disso.


Direitos autorais

Tradicionalmente, é exigido do autor de um artigo que transfira o copyright do artigo para a editora do periódico. As editoras afirmam que isto é necessário para própria proteção dos direitos do autor e para coordenar as permissões para reimpressões ou outros usos. Todavia, muitos autores, especialmente aqueles em atividade no movimento de acesso livre, consideram isto insatisfatório e tem usado sua influência para efetuar uma mudança gradual rumo a uma licença apenas para publicação. Sob tal sistema, a editora possui a permissão para editar, imprimir e distribuir um artigo comercialmente, mas o(s) autor(es) retém os outros direitos para si mesmos.
Mesmo quando retém o direito autoral de um artigo, a maioria dos periódicos permitem que os autores continuem na posse de alguns direitos. Estes direitos geralmente incluem a capacidade de reutilizar partes do paper num trabalho futuro do autor e permitem que ele distribua uma quantidade limitada de cópias. No formato impresso, tais cópias são chamadas de reprints (reimpressões); no formato eletrônico, são denominadaspostprints. Alguns editores, por exemplo, o American Physical Society, também garante ao autor o direito de postar e atualizar o artigo em seu próprio website ou na de seus empregadores, bem como em servidores gratuitos de e-print, a permissão para que outros usem ou reusem as imagens e até para reimprimir o artigo, desde que não seja cobrado nenhum pagamento. A ascensão dos periódicos de acesso aberto, nos quais o autor retém os direitos autorais, mas deve pagar uma taxa de publicação, tal como a família de periódicos Public Library of Science, é outra resposta recente às preocupações quanto aos direitos autorais.

Estes, acima, foram alguns exemplos importantes na produção e disponibilização dos periódicos.