sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

Projeto distribui livros gratuitamente em SP


Por Josilene Rocha, no Metrópolis
‘De mão em mão’ é inspirado em iniciativa colombiana de incentivo à leitura
Todos os dias milhões de pessoas utilizam o transporte público na cidade de São Paulo. Para incentivá-las a aproveitarem parte do tempo gasto no transporte lendo, a Secretaria Municipal de Cultura, a Editora Unesp e a Imprensa Oficial fizeram uma parceria e lançaram a coleção ‘De Mão em Mão’, no início do ano passado. Agora ela já conta com oito títulos, dentre os quais coletâneas de contos de nomes como Machado de Assis e Antônio de Alcântara Machado.
A iniciativa é inspirada na colombiana ‘Libros al Viento’ e segundo José Castilho, presidente da Editora Unesp, ela já distribuiu cerca de 90 mil exemplares.
“A nossa metodologia é simplesmente oferecer o livro. A pessoa pega o livro com o compromisso de passar, depois de lido, para alguém. E esse alguém deve passar para outro alguém. Ou seja, é literalmente de mão em mão”, explica Castilho. Para adquirir um volume não é necessário dar nenhum dado, basta comparecer a um dos quatro postos de entrega, que ficam em terminais de ônibus da capital.
Caso a pessoa não queira dar o livro diretamente para alguém, há também a possibilidade de devolvê-lo em um dos postos. Mas a maioria opta pela primeira opção: “É muito bonito ver a pessoa pegar o livro e assumir o compromisso de passar. Porque não é com a gente que ela assume o compromisso: ela assume com a comunidade de leitores”.
Na hora de selecionar os títulos, alguns dos cuidados são: ter livros curtos, de fácil entendimento e com temas de interesse geral. “Não precisa ser intelectual para ler”, garante Jézio Hernane, editor-executivo da Editora Unesp. Outro critério para a maioria dos volumes é que o espaço da narrativa seja a própria cidade de São Paulo.
Confira o vídeo sobre o projeto: De Mão em Mão – Metrópolis 23/01/2013
Pontos de retirada:
Terminal Mercado
Avenida do Estado, 3350 – Centro
Terminal Pirituba
Avenida Dr. Luís Felipe Pinel, 60 – Pirituba
Terminal Santo Amaro
Avenida Padre José Maria, 400 – Santo Amaro
Terminal Vila Carrão
Avenida Dezenove de Janeiro 884 – Vila Carrão
De segunda a sexta-feira, das 10h às 20h, e aos sábados das 10 às 18h.