sexta-feira, 17 de maio de 2013

1ª JORNADA DE INFORMAÇÃO ELETRÔNICA: onde encontrar, como acessar


Entre os dias 21 e 22 de maio acontecerá simultaneamente nos auditórios da Biblioteca Central Zila Mamede (BCZM), da Escola de Ciência e Tecnologia (ECT) e no Auditório do Centro de Ciências da Saúde (CCS) a “1ª Jornada de Informação Eletrônica: onde encontrar, como acessar”.

O evento, que é uma iniciativa da BCZM, integra a programação alusiva às comemorações dos seus 54 anos. Visa oferecer à comunidade universitária ampla oportunidade para conhecer e entender os caminhos para chegar à informação eletrônica. Para tanto acontecerão, nesses dois dias, apresentações em diferentes bases de dados, proferidas por representantes de editoras eletrônicas, bibliotecários e pesquisadores, realizadas em locais distintos para atingir docentes, discentes e pesquisadores de todas as áreas.

No dia 21, terça-feira, acontecerá no Auditório do CCS (antigo Auditório da  Faculdade de Farmácia) as apresentações da Up to Date, as novas funcionalidades do Portal de Periódicos CAPES; as bases SCOPUS, PUBMED, Best Practice (especializada em saúde baseada em evidências), Micromedex  e Primal Pictures, essa última base especialmente voltada para informações, imagens e recursos como slides e visualizações tridimensionais da anatomia humana. A programação será repetida no dia seguinte, 22 de maio, na mesma hora e local.

Na mesma terça, 21 de maio, também acontecerá no auditório de BCZM, da 8h às 12 horas, as demonstrações das funcionalidades atualizadas do Portal de Periódicos da CAPES, das bases National Geografic e Primal Pictures. A tarde acontecerá a divulgação da nova modalidade de acesso ao Portal Capes através da Comunidade Cafe. Na sequencia, representantes das editoras de livros eletrônicos Dot.LIb, Ebsco e Proquest apresentarão seus produtos e opções de acesso às informações eletrônicas que poderão passar a compor os acervos do Sistema de Bibliotecas.
A programação do dia 22 está voltada para Ciência e Tecnologia.  Ela acontecerá apenas pela manhã, das 8:00 às 12:30 com as apresentações das bases da ASTM (American Society for Testing and Materials), ICE (Institution of Civil Engineers) e Scinfinder, no auditório F (Térreo) da Escola de C & T.


Esclaremos que, para a obtenção de certificados faz-se necessário a inscrição na Jornada e nos mini eventos.
Maiores informações: 3215 3841 / 3856 – Secretaria da BCZM