terça-feira, 14 de maio de 2013

Palestra sobre formato padrão para armazenamento de documentos digitais


 
O analista de Informática Legislativa do Prodasen, João Lima, fará palestra na próxima quarta-feira (15), a partir das 10h,  intitulada “PDF/A: formato ISO para preservação de documentos digitais”. A palestra será proferida no auditório do Interlegis e pretende esclarecer sobre a importância da preservação dos arquivos digitais em um formato padrão. O evento é dirigido a analistas das áreas de informática e de informação (Biblioteca, Arquivos).
João Lima possui graduação em Ciência da Computação pela UFPB, mestrado em Engenharia de Software pela UnB, e doutorado em Ciência da Informação pela UnB com estágio na Universidade de Bolonha, Itália. Desde 1995, trabalha no Prodasen e, desde 2007, contribui com a Câmara Técnica de Documentos Eletrônicos do Conselho Nacional de Arquivos. É líder do projeto LexML (www.lexml.gov.br).
Computadores e softwares passam por constantes evoluções e os sistemas operacionais têm nova versão a cada dois ou três anos. A rapidez desses avanços tecnológicos geram problemas para a preservação das informações legislativas e administrativas armazenadas em documentos digitais. Por exemplo, atualmente é difícil abrir arquivos de processadores de textos utilizados na década de 1990.
O problema mais comum nas novas versões de processadores de texto é a conversão de formatos. Ao converter o arquivo, corre-se o risco de perder informação ou modificar a formatação do documento, como fonte utilizada, medidas e cores, pois a conversão é realizada por um programa de computador, sujeito a erros de programação.
Documentos do processo legislativo, tais como uma proposição ou uma emenda do Senado Federal e da Câmara dos Deputados, são de guarda permanente. Esse tipo de documento tem valor histórico e devem ser guardados por tempo indeterminado. Daí a importância de ter um formato padrão de preservação digital.
Para resolver o problema da preservação de informação em arquivos digitais, foi criado o padrão PDF/A pela ISO (International Organization for Standardization).
O que diferencia o formato PDF/A do PDF comum e do DOC é o fato de ser um padrão internacional, um documento autocontido, onde toda a informação necessária para ver o documento está no próprio arquivo, e ser reproduzível para um futuro indeterminado.