quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Documentos de interesse relacionados com Boas Práticas na Pesquisa Científica

A experiência internacional no tratamento da questão das Boas Práticas em Pesquisa encontra expressão em códigos de conduta e manuais de procedimentos adotados por agências de fomento, universidades e instituições de pesquisa e outras agências governamentais ou privadas. Nesta seção apresentamos alguns endereços da rede onde podem ser consultados manuais, análises e referências gerais que tratam do tema.
1. Manuais de procedimentos da National Science Foundation: www.nsf.gov/oig/resmisreg.pdf
3. Código de conduta dos Research Councils UK:
www.rcuk.ac.uk/documents/reviews/grc/goodresearchconductcode.pdf
4. Código de conduta das agências australianas de fomento:
www.nhmrc.gov.au/_files_nhmrc/publications/attachments/r39.pdf
5. Código de conduta da European Science Foundation: www.esf.org/publications
6. O Departamento de Saúde e Serviços para Humanos do Governo dos EUA mantém uma seção de Integridade em Pesquisa (Office of Research Integrity) (http://www.ori.dhhs.gov/) onde além de Códigos de Conduta podem ser acessados casos recentes de mau comportamento científico.
7. A Universidade de Columbia oferece uma análise extensa, e muito bem documentada, sobre as características da autoria e assessoria responsável nas publicações científicas: ccnmtl.columbia.edu/projects/rcr/rcr_authorship/introduction/index.html.
8. Outra análise sobre as responsabilidades dos assessores pode ser consultada em:www.councilscienceeditors.org/i4a/pages/index.cfm?pageid=3356.
9. O livro On Being a Scientist: A Guide to Responsible Conduct in Research Third Edition, 2009, edição revisada de documento sobre ciência responsável elaborado pela Academia de Ciências dos USA pode ser obtido de www.nap.edu/catalog.php?record_id=12192(a FAPESP vai lançar uma edição em português brevemente).
10. Organizações Internacionais como o Conselho Internacional para a Ciência (http://www.icsu.org/), mantém comitês permanentes que analizam casos relacionados com a liberdade e a responsabilidade da ciência e dos cientistas (www.icsu.org/freedom-responsibility).