domingo, 12 de fevereiro de 2012

Datagramazero de fevereiro 2012 está disponível

O DataGramaZero de fevereiro 2012 tem os artigos:

1 - Renascimento: Uma nova concepção de mundo através de um novo olhar para a natureza
por Rosemary de Sampaio Godinho

Resumo
A Europa foi revitalizada, nos últimos séculos da idade média, pelo reaquecimento do comércio, pelas cruzadas e pela agitação da vida urbana. A transição do feudalismo para o capitalismo, juntamente com os sistemas de conhecimento associados à sua emergência, foram paulatinamente, modificando valores, ideias, necessidades artísticas e culturais da sociedade européia, tornando aguda a separação entre sociedade e natureza.

2 Comunidades de prática virtuais e a troca e criação de conhecimentos em micro e pequenas empresas  por Patrícia Giselle Sarruf  e Helena de Fátima Nunes Silva

Resumo 
Estudo sobre comunidades virtuais e sua relação com as comunidades de prática. Analisa se as comunidades virtuais que utilizam ferramentas colaborativas se constituem em comunidades de prática e contribuem no processo de troca e compartilhamento de conhecimentos no âmbito das micro e pequenas empresas.

Planejamento Estratégico em uma Cooperativa de Trabalho
por Felipe de Toledo Marino e Nerio Amboni  e Rui Otávio Bernardes de Andrade

Resumo 
O presente estudo investiga a formulação estratégica como um processo formal de planejamento. Uma pesquisa qualitativa foi realizada visando compreender a evolução ocorrida na forma de planejamento de uma organização. A análise da formulação estratégica indicou uma crescente presença de mecanismos de formalização na evolução do planejamento no decorrer do tempo.

4 Doenças raras como categoria de classificação emergente
por Cláudio Roberto Cordovil Oliveira e Maria Cristina Soares Guimarães e Rejane Machado

Resumo 
Este artigo visa descrever o surgimento da categoria “doenças raras” como objeto de mobilização coletiva, o que aponta para a constituição de um movimento social emergente e  pesquisas visando promover inteligência social acerca do problema .

5 A abordagem dialógica na indexação social
por Roger de Miranda Guedes e Maria Aparecida Moura e Eduardo Jose Wense Dias

Resumo
A indexação social é um modelo de indexação no ambiente web. Buscou-se, nos pressupostos do pensamento dialógico de Mikhail Bakhtin insumos teóricos que pudessem elucidar a natureza das ações interdiscursivas recorrentes nesta indexação.

6 Informação, conhecimento e comunicação em organizações do conhecimento
por Maria Eugênia Porém e Tamara de Souza Brandão Guaraldo

Resumo
o papel da informação, do conhecimento e da comunicação em “organizações do conhecimento” que  para se constituírem necessitam implantar mudanças significativas em sua cultura organizacional para responderem às exigências de inovação.

7 Análise de Domínio e Gestão Arquivística
por Lídia Alvarenga e Célia da Consolação Dias

Resumo
quer discutir as vinculações entre o processo de análise de domínio e a gestão arquivística, quanto à capacidade da primeira de contribuir de fundamentação aos processos de prospecção e estruturação da realidade empresarial.

------------------------------------------------------------------------------------

Ainda, no DZG de fevereiro 2012 temos a recensão do livro Too Big to Know: Rethinking Knowledge Now That the Facts Aren't the Facts, Experts Are Everywhere, and the Smartest Person in the Room Is the Room [Muito grande para conhecer: repensando o conhecimento agora que fatos não são mais fatos, especialistas estão em todos os lugares e a pessoa mais importante na sala é a própria sala]   e  em Colunas  o teto de opinião O traçado da nova escrita, por Aldo Barreto.


O DataGramaZero de fevereiro 2012 está disponível em:

http://www.datagramazero.org.br
http://www.dgz.org.br

Este é um periódico privado mas de acesso livre e tem o  ISSN 1517-3801.  É indexado no Brasil e no exterior e esta' disponível na Internet em formato html, livre para leitura e cópias. No mesmo site é possivel o acesso aos onze anos do Datagramazero com cerca de 45 números da Revista,  400 artigos, algo como 450 autores e 5 mil referências vinculadas a estes artigos.

O DataGramaZero está registrado no Latindex - Sistema Regional de Información en Línea para Revistas Científicas de América Latina, el Caribe, España y Portugal em:  http://www.latindex.unam.mx/buscador/ficRev.html?opcion=2&folio=9535

O periódico é unicamente virtual e tem por objetivo induzir e construir elementos facilitadores de um melhor acesso à escrita e leitura digital. Tem um leitorado médio estimado por 4.000 acessos ao mês. Está listado no último Qualis da Capes para mais de uma área do conhecimento.