sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Uma das maiores bibliotecas do mundo fica no Rio de Janeiro

Portal Andif - 27/01/2012


Com cerca de nove milhões de itens, a Fundação Biblioteca Nacional (FBN), sediada no Rio de Janeiro, entrou para o RankBrasil em 2012 como a maior do País. É também considerada uma das maiores do mundo, de acordo com a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).
A Biblioteca tem diversas categorias, entre livros, coleções e revistas, além de acervo digital. Sua história está ligada à transferência da rainha D. Maria I, do príncipe regente D. João e de toda a família real e da corte portuguesa para o Rio de Janeiro, quando Portugal foi invadido pelas forças de Napoleão Bonaparte, em 1808.


O acervo trazido para o Brasil ainda possui 60 mil peças, entre livros, manuscritos, mapas, moedas e medalhas. A Biblioteca Real foi fundada oficialmente em 29 de outubro de 1810, mas aberta ao público apenas em 1814.
Em 1821, quando a família real regressou a Portugal, grande parte dos manuscritos do acervo foi levada de volta. Depois da proclamação da independência, em 1825 a aquisição da Biblioteca Real pelo Brasil foi regulamentada, tornando-se Biblioteca Nacional, que atualmente faz parte da Fundação Biblioteca Nacional (FBN).
Manutenção
A FBN garante a manutenção de seu acervo através de laboratórios de restauração e conservação de papel. Possui também oficina de encadernação e centro de microfilmagem, fotografia e digitalização.
Principais coleções
A Biblioteca Nacional possui obras de valor histórico e preciosidades, entre elas, coleções que trazem informações relacionadas à história de Brasil e Portugal, Brasil Colônia, Província Jesuítica do Paraguai, domínio holandês no Brasil e Inconfidência Mineira.

Acesse: www.bn.br/portal/

Com informações da Biblioteca Nacional



Fonte: http://www.blogdogaleno.com.br