sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Lançamentos de livro e site resgatam história da divulgação científica brasileira

Suplemento dominical de ciência publicado no Jornal do Commercio entre 1958 e 1962 é tema de livro. O site Brasiliana faz um percurso histórico na divulgação científica brasileira e traz base de dissertações e teses defendidas na área.

O lançamento do livro "Um gesto ameno para acordar o País - A ciência no Jornal do Commercio (1958-1962)" é o ponto de partida para um evento que visa resgatar a história da divulgação científica no Brasil. A publicação traz a história da (pouco conhecida) seção dominical de ciência do jornal carioca criada em 1958. De sua equipe, participou o então jovem estudante Leopoldo de Meis, hoje renomado cientista da UFRJ. Organizada pelo próprio Leopoldo juntamente com as jornalistas Luisa Massarani e Claudia Jurberg, a publicação traz um DVD com todos os exemplares da seção localizados.
 
O evento contará com uma mesa-redonda integrada por Ildeu de Castro Moreira (Instituto de Física da UFRJ), Bernardo Esteves (jornalista da Revista Piauí) e o próprio de Leopoldo de Meis, coordenada por Luisa Massarani (Museu da Vida/Casa de Oswaldo Cruz/Fiocruz).

No mesmo evento, será lançado o site "Brasiliana", que busca reconstruir a história da divulgação científica no Brasil e reunir as diversas iniciativas empreendidas nesse campo desde o século 19 até os dias de hoje. O site traz, ainda, uma base de dissertações e teses defendidas no País na área de divulgação científica. O projeto é uma parceria entre Museu da Vida/Casa de Oswaldo Cruz/Fiocruz, UFRJ e UFMG, apoiado pelo CNPq. A página poderá ser acessada pelo link http://www.museudavida.fiocruz.br/brasiliana.

O evento ocorre na próxima terça-feira (22), às 17h, na Casa da Ciência/UFRJ, Rio de Janeiro.

Fonte: Jornal da Ciência