quarta-feira, 30 de novembro de 2011

UFPB assina coleção online e permite acessar mais de 70 mil livros eletrônicos

UFPB assina coleção online e permite acessar mais de 70 mil livros eletrônicos

A Biblioteca Central (BC) da UFPB assinou o acesso ao banco de dados da coleção ebrary Academic Complete, criada em 1999. Professores, estudantes e técnicos da instituição poderão acessar uma biblioteca virtual multidisciplinar que disponibiliza conteúdo na íntegra de mais de 76 mil livros eletrônicos.

Em português serão três mil obras disponíveis. São publicações de editoras comerciais e universitárias internacionais, como Cambridge University Press, Harvard University Press, John Wiley & Sons, MIT Press, Oxford University Press, Palgrave-MacMillan, Springer, Taylor&Francis, entre outras.

No próximo dia 16 de dezembro, bibliotecários das unidades em João Pessoa, Areia, Bananeiras e Mamanguape serão treinados para orientar os usuários sobre como usar a ebrary Academic Complete. Por enquanto, o cadastro para ter acesso à biblioteca virtual pode ser feito nas máquinas instaladas na UFPB, através do endereço eletrônico www.biblioteca.ufpb.br.
Segundo a diretora da Biblioteca Central, Sônia Suely Araújo, a principal vantagem dessa biblioteca virtual é oferecer, a qualquer momento, sem limite de acessos, um acervo que atende a todas as áreas acadêmicas, por um excelente custo-benefício comparado com a aquisição desses títulos em formato impresso. A ebrary possui um sistema de busca simples, com diversas opções de refinamento, sumário on line, permite o download do livro na íntegra, impressão das páginas, anotações e arquivamento pessoal dos livros e pesquisas pré-selecionadas.

Além disso, as instituições assinantes da coleção ebrary Academic Complete dispõem da exclusiva ferramenta DASH! (Data Sharing, Fast!), que permite a publicação, indexação e compartilhamento dos conteúdos próprios da instituição em formato PDF, com acesso integrado aos livros da ebrary por todos os seus alunos, professores e pesquisadores.

Fonte:
Agência de Notícias da UFPB - Mª Cristina Dias