quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

V CNA - Congresso Nacional de Arquivologia em Salvador (2012)


Salvador: A capital da Arquivologia no Brasil em 2012
 

Salvador, 30 de janeiro de 2012 – Entre os dias 01 e 05 de outubro de 2012, a cidade de Salvador será sede do V Congresso Nacional de Arquivologia (CNA), a ser realizado no Hotel Pestana. Em sua primeira edição baiana e quinta edição nacional, o CNA mantém a tradição de ser realizado no mês em que se comemora o dia do arquivista, bem como de fomentar diálogos sobre questões atuais relacionadas à Arquivologia.


O Congresso, organizado pela Associação dos Arquivistas da Bahia (AABA), integrante da Executiva Nacional de Associações Regionais de Arquivologia (ENARA), será o momento ideal para profissionais e acadêmicos de Arquivologia dos diversos estados brasileiros debaterem e trocarem experiências sobre as perspectivas da área no Brasil e no exterior no que tange à temática “Arquivologia e Internet: Conexões para o futuro”. O objetivo do evento é o de compartilhar e debater as tendências que envolvem esse campo de estudos e sua relação com as contemporâneas formas de acesso e uso da informação na Internet.

Durante quatro dias, as palestras serão divididas em três painéis: no painel nº 1, aborda-se a “Gestão de Arquivos em ambientes conectados”; no painel nº 2, as “Antigas disciplinas, novas possibilidades em rede” são apresentadas e, por fim, no painel nº 3, as correlações entre a “Internet e Arquivologia” são discutidas. Grandes nomes da área arquivística de diversas instituições do Brasil e do exterior, pesquisadores da temática, darão o tom dos debates.

O Congresso contará com a apresentação de mais de 70 comunicações livres, abrangendo projetos e pesquisas em desenvolvimento ou recentemente concluídos de pesquisadores, alunos e profissionais da área com o objetivo de contribuir para a troca de conhecimento e desenvolvimento deste campo do conhecimento.

São esperados aproximadamente mil inscritos de todas as regiões do Brasil para assistir a programação que inclui ainda 16 eventos paralelos, a serem realizados de 02 a 05 de outubro, das 14h às 17h, a saber: IV Encontro de Arquivos do Poder Legislativo; VI Reunião de Arquivos Judiciais do Brasil; VII Encontro de Paleografia e Diplomática; III Reunião de Ensino e Pesquisa em Arquivologia; IV Simpósio Memórias da Ditadura; I Encontro de Documentação Audiovisual, Iconográfica, Sonora e Musical; III Encontro Nacional de Arquivos do 3º Setor; III Encontro Nacional de Arquivos Médicos; II Encontro Nacional de Documentação do Setor Energético; I Reunião Nacional de Arquivos Privados; I Reunião de Empreendedorismo e Inovação em Arquivologia; III Fórum Nacional de Estudantes de Arquivologia; III Encontro do Fórum Nacional de Arquivos Públicos Estaduais; VI Encontro de Arquivos Públicos Municipais; III Encontro Nacional de Arquivos do Setor Financeiro e Reunião dos Arquivos das Instituições Federais de Ensino Superior.

AABA

A Associação dos Arquivistas da Bahia (AABA) é uma associação de direito privado, de caráter científico, técnico, profissional e cultural, sem fins lucrativos, criada por tempo indeterminado com sede e foro na cidade do Salvador.
A AABA surgiu em 20 de outubro de 2002, a partir da necessidade de integrar os profissionais em Arquivologia e de discutir os desafios desta importante profissão que muito tem contribuído com a preservação da memória arquivística da Bahia e do Brasil ao longo das últimas décadas.

SERVIÇO
 
V CONGRESSO NACIONAL DE ARQUIVOLOGIA
Dias: 01 a 05 de outubro, das 08 horas às 18 horas
Local: Hotel Pestana
Rua Fonte do Boi, 216
41940-360
Rio Vermelho

Investimento: de R$ 90,00 a R$ 180,00 (promocional até mar/2012)

Inscrições:

Inscrições pelo site: http://www.enara.org.br/cna2012/

Valores: Os valores serão pagos por meio de boleto bancário e transferência eletrônica. Utilizamos a plataforma de pagamentos PagSeguro, do grupo UOL.

Para mais informações:

Acesse o site do V Congresso Nacional de Arquivologia: http://www.enara.org.br/cna2012/


Siga-nos no Twitter: http://www.twitter.com/5cna