terça-feira, 22 de maio de 2012

Araucária terá 5 minibibliotecas


Há algumas semanas eu tive o prazer de um encontro com a equipe da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo  de Araucária, cidade da Região Metropolitana de Curitiba.
O município, que mantém diversas iniciativas de incentivo à leitura, estava interessado tanto na ideia da Bibliopote quanto na Minibiblioteca.

A Bibliopote é uma biblioteca livre que funciona em uma panificadora, em que você pode levar um livro, sem pedir para ninguém, e devolver quando quiser, sem carteirinha, prazo de devolução, multa ou burocracia.

A Minibiblioteca funciona no mesmo regime, em uma pequena casinha, voltada para a rua, com os livros ao alcance de qualquer um que passe pela calçada, dia e noite.

A minibiblioteca que ajudo a manter e que idealizei é assim:





A Secretaria de Cultura e Turismo de Araucária, de fato, inspirou-se nos dois projetos, cujo maior objetivo, mais que acervo, é a circulação dos livros, e vai instalar cinco minibibliotecas na cidade.
As minibibliotecas que funcionarão em Araucária serão assim (ainda não estão prontas e também não foram instaladas, mas em breve serão):



Gostei muito do detalhe dos lambrequins. Espero, em breve, poder mostrar as imagens das cinco, cheias de livros.

Minha amiga de Araucária, Jacqueline Carteri conta:
Só que ainda não temos uma data prevista para a instalação das casinhas, pois ainda precisamos adesivá-las, com a identificação da Secretaria de Cultura e Turismo e da Prefeitura de Araucária. Também vamos fazer um adesivo com as instruções de uso. Vamos também carimbar os livros. Mas acho que no máximo um mês elas já estarão cumprindo suas funções!

Fonte: http://livroseafins.com/araucaria-tera-5-minibibliotecas-em-breve/