terça-feira, 22 de maio de 2012

VII FÓRUM DE DISCUSSÃO EM BIBLIOTECONOMIA


Vamos produzir? ATENÇÃO PARA OS GRUPOS DE TRABALHO!!

GT 1 – FUNDAMENTOS DA CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO:
Estudos históricos e epistemológicos da Ciência da Informação e seu objeto de estudo: a informação. Aspectos teórico-metodológicos que regem as disciplinas da Ciência da Informação, incluindo a Biblioteconomia, a Documentação e a Gestão da Informação, compreendendo também estudos sobre memória e patrimônio. Interdisciplinaridade, transdisciplinaridade, multidisciplinaridade, incluindo a contribuição e aplicabilidade na Ciência da Informação de teorias e métodos desenvolvidos em áreas correlatas.

GT 2 – PRODUÇÃO, ORGANIZAÇÃO E USO DA INFORMAÇÃO:
Teorias, métodos e práticas relacionadas aos processos de produção, organização, armazenamento, comunicação e uso da informação. Aplicabilidade de tecnologias nesses processos. Inclui estudos sobre a representação e organização da informação e do conhecimento. Análises quantitativas e qualitativas, incluindo bibliometria, cientometria, infometria, entre outros. Fontes de informação. Usos e usuários da informação.

GT 3 – RECURSOS, SERVIÇOS E UNIDADES DE INFORMAÇÃO:
Gerenciamento de recursos, produtos, serviços, unidades e sistemas informacionais. Gestão da informação e do conhecimento nas organizações. Monitoramento ambiental e inteligência competitiva no âmbito da Ciência da Informação. Organizações informacionais públicas e privadas. Tecnologias de informação e comunicação aplicadas à gestão. Redes organizacionais. Serviço de referência. Metodologias de estudos de usuários.

GT 4 – EMPREENDEDORISMO PROFISSIONAL:
Empreendedorismo e as disciplinas da Ciência da Informação. Relações entre empreendedorismo e desenvolvimento profissional. Perfil, competências e habilidades empreendedoras e compreensão das tendências do mercado. Emprego versus empregabilidade: influência da cultura local. Inovação, competitividade e o processo de empreender no âmbito da Ciência da Informação. Produtos e serviços de informação como forma de empreendedorismo. Movimento associativista como estratégia de promoção profissional. Cases.

GT 5 – FORMAÇÃO E ATUAÇÃO PROFISSIONAL:
Campo de trabalho informacional: atores, cenários, competências e habilidades requeridas. Organização, processos e relações de trabalho em unidades de informação. Mercado de trabalho e ética nas profissões da informação. Formação profissional: limites, campos disciplinares envolvidos, paradigmas educacionais predominantes e estudo comparado de modelos curriculares. Tendências de mercado, incluindo competências a serem desenvolvidas ou exploradas como forma de ampliar o campo de atuação existente. Projetos sócio-culturais como espaço de trabalho em crescimento. Perfil e imagem do profissional perante a sociedade. Visão política na formação e atuação do profissional, incluindo movimento estudantil e órgãos de classe.

Em breve mais informações!
7.forumdebiblioteconomia@gmail.com