sexta-feira, 15 de junho de 2012

Biblioteca Espaço da Humanidade na Rio+20 abre hoje ao público


120 personalidades brasileiras escolheram os livros que fazem parte da biblioteca; o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso escolheu O Capital

por Suzana Camargo 
Alexandre Macieira/Riotur

Humanidade 2012, da Rio+20, no Forte de Copacabana, Rio de Janeiro
A biblioteca fica no centro do projeto Humanidade 2012, no Forte de Copabana

No centro do projeto Humanidade 2012, no Forte de Copabana, os visitantes poderão ter acesso a uma biblioteca inusitada. Dela fazem parte o percurso intelectual e afetivode 120 personalidades brasileiras. O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, por exemplo, escolheu Casa Grande e Senzala, O Capital e Raízes do Brasil como obras que influenciaram a sua formação. Além desses livros, outros 10 mil títulos estarão nas estantes à disposição do público.

A intenção da Capela Espaço da Humanidade, como é chamada a biblioteca, é expor a grande potencialidade humana de transmissão do conhecimentoa partir da criação da linguagem. Através dos livros têm-se a compreensão da importância da educação, cultura, tecnologia e sustentabilidade.
Na“biblioteca mãe”estão ainda obras indicadas por Jô Soares, Daniel Filho, Fernanda Montenegro e Caetano Veloso. Uma das atrações do espaço é um pêndulo fora do eixo, que representa a Terra buscando equilíbrio. Para colocar o pêndulo em prumo são necessárias 100 pessoas fazendo um mesmo movimento, um simbolismo para aunião da humanidade em uma ação global.

A inauguração da Biblioteca do Humanidade 2012 acontece logo mais, a partir das 19h, no Forte de Copabacana.