terça-feira, 11 de setembro de 2012

Taxonomias é tema de curso em Brasília


Será realizado em Brasília, nos dias 5 e 6 de outubro de 2012, o curso Taxonomias: do planejamento à implantação. O curso é destinado a bibliotecários, cientistas da informação, arquivistas, arquitetos da informação, desenvolvedores de portais/intranets, profissionais da tecnologia da informação e comunicação, profissionais responsáveis pela gestão do conhecimento ou inteligência competitiva, profissionais responsáveis pela indexação, classificação ou o gerenciamento de conteúdos.
O participante vai conhecer as normas e padrões internacionais para a construção de uma taxonomia, noções básicas para a criação de termos e as relações semânticas, vai experimentar e identificar na prática quais as funcionalidades que um software de gerenciamento de taxonomia deve ter, e criar na prática uma taxonomia e simular o seu funcionamento integrado a um mecanismo de busca e a uma base de informação.
O curso será ministrado por Geraldo Souza, bibliotecário especialista em sistemas de busca e gestão da informação. Formado pela UFMG e com especialização e Administração Estratégica de Sistema de Informação pela FGV e MBA pela Universidade da Califórnia, campus de Irvine. Atualmente é coordenador do projeto de Gestão do Conhecimento sobre e para Micro e Pequenas Empresas do Sebrae Nacional, onde participou da concepção e coordenação também dos projetos Biblioteca On Line Sebrae, Portal Sebrae, Base de Informação para Atendimento, Vocabulário Controlado Sebrae, Google Search Appliance no Portal Sebrae. Inscrições e informações no site http://experienciasemantica.com.