sábado, 16 de julho de 2011

Boletim da Biblioteca Nacional º 194: Brasil Feminino abre Biblioteca Nacional nos finais de semana e feriados

Brasil Feminino abre Biblioteca Nacional nos finais de semana e feriados

A Biblioteca Nacional deu um importante passo, no último final de semana, para levar adiante seu projeto de abrir a instituição nos sábados, domingos e feriados para visitas. A mudança começou, inicialmente, com a abertura da exposição Brasil Feminino (com entrada pela Rua México) também fora dos dias úteis, das 12 às 17 horas. O próximo passo será a realização das visitas guiadas também nos finais de semana e feriados. A experiência inicial foi um sucesso, com repercussão amplamente positiva na imprensa, nas mídias sociais e entre formadores de opinião e usuários. A decisão recebeu calorosos aplausos em todos os lugares onde o presidente da FBN, Galeno Amorim, cumpriu agenda desde então – desde a cerimônia de abertura da exposição Brasil Feminino ou a FLIP até o sarau na casa do príncipe Dom João de Orleans e Bragança, em Paraty.


EXPOSIÇÃO
Visitantes ilustres vêm conhecer exposição sobre as mulheres
A saga de 500 anos das mulheres brasileiras extraída do rico acervo da Biblioteca Nacional continua atraindo e emocionando visitantes anônimos e famosos que têm vindo todos os dias a exposição Brasil Feminino no Espaço Cultural Eliseo Visconti. Depois de Fernanda Montenegro, Norma Bengel, Lucy Barreto, Ítala Nandi, Elisa Lucinda e tantas outras que estiveram presentes já na abertura, passaram por lá, nos últimos dias, a atriz e cineasta Carla Camuratti (atual presidente do Teatro Municipal do Rio de Janeiro) e a poetisa moçambicana Tânia Tomé (que aproveitou e participou de um sarau nos jardins da Biblioteca). Quem apareceu esta semana foi também o escritor português valter hugo mãe, principal sensação da Flip deste ano em Paraty.

A entrada é grátis e a exposição vai de terça a sexta das 10 às 17h e, aos sábados, domingos e feriados, das 12 às 17h.

AGENDA CULTURAL BN
Biblioteca Nacional promove ciclo de palestras Mulheres Inesquecíveis

A homenagem que a Fundação Biblioteca Nacional/MinC está fazendo às mulheres com a exposição Brasil Feminino vai ganhar mais um capítulo. Fazendo parte da mostra, a série de encontros Mulheres Inesquecíveis trará à Biblioteca importantes ensaístas, pesquisadoras e artistas para debater a condição feminina em cada um dos períodos históricos retratados pela exposição. Os encontros terão mediação da jornalista e crítica literária Claudia Nina. A primeira palestra, A condição feminina no Brasil Colônia, com Georgina dos Santos e Ruth de Souza, acontece na próxima quarta (20/07), no auditório Machado de Assis.

BOLSAS DE TRADUÇÃO
Programa de Bolsas de Tradução para estrangeiro ver, ler e aderir

O edital do Programa de Bolsas de Tradução e Reedição, publicado no Diário Oficial da União no dia 8 de julho, já está no portal www.bn.br. em inglês e português. O anuncio do programa, feito pela ministra da Cultura, Ana de Hollanda, e pelo presidente da FBN, Galeno Amorim, na semana passada, em Paraty, continua repercutindo positivamente no mercado editorial internacional e na imprensa. Segundo o Painel das Letras, da Folha de S. Paulo, os editores brasileiros já estão acertando com seus colegas estrangeiros sobre os autores e obras que devem ser traduzidos em breve no exterior. Leia a coluna e veja a repercussão nos jornais, TVs, revistas e sites em O QUE SAIU NA MÍDIA.
Para esclarecer dúvidas, os interessados podem escrever para o e-mail translation@bn.br.

BOLSAS DE TRADUÇÃO
Ainda a repercussão da internacionalização da literatura brasileira

Por aqui, veículos como O Estado de S. Paulo, O Globo, Folha de S. Paulo, CBN, BandNews, Terra, UOL, GloboNews, entre outros, deram destaque para a notícia (veja no O QUE SAIU NA MÍDIA). O fato, que também movimenta o mercado editorial europeu, repercutiu na imprensa estrangeira. Foi notícia no jornal português Público, que citou os 12 milhões de reais que o programa investirá até 2020. São cerca de 5 milhões de euros, para a literatura brasileira ser bem mais conhecida lá fora e para que a quantidade de livros traduzidos aumente. O portal Terra, da Espanha, em matéria distribuída pela Agência EFE, menciona os discursos da ministra Ana de Hollanda e do presidente Galeno Amorim, lembrando o bom momento que o país vive e a importância de apresentar a cultura e as tradições do Brasil ao mundo.


BIBLIOTECA DEMONSTRATIVA
BDB transpira cultura

No centro da capital federal, a parede externa do prédio da Biblioteca Demonstrativa de Brasília, estampando um painel de poesia, sinaliza o que se pode encontrar por ali. Com um acervo de 130 mil obras, o lugar é um importante pólo de cultura da cidade. Além da tradicional função de acesso aos livros, a BDB, como é conhecida, realiza projetos regulares de promoção da leitura, da música brasiliense e de poesia. Inaugurada em 1970, o local faz parte da Fundação Biblioteca Nacional desde 1990.
Leia Mais...


INSTITUCIONALIDADE
FBN reforça equipe

Com o título "Biblioteca 'a la' Dilma", o caderno Prosa & Verso, do O Globo, noticiou: Presidida por Galeno Amorim, a Fundação Biblioteca Nacional anunciou esta semana a chegada de mulheres a cargos estratégicos na instituição. Suzana Vargas assume a coordenadoria do projeto Caravana de Escritores; Guiomar de Grammont, a coordenação da Economia do Livro; Moema salgado, o Projeto Frankfurt 2013; e Ana Dourado, a coordenação da Leitura. Já a coluna Painel das Letras, confirmou a chegada do gaúcho Tuchaua Rodrigues para coordenar o programa Livro Popular.

Leia Mais...

POR DENTRO DA BN
O refúgio na Biblioteca Euclídes da Cunha

O mar por atrás dos prédios altos do Centro da cidade aparece tímido na vista do leitor do salão principal da Biblioteca Euclídes da Cunha. Como um convite à leitura, a parede composta inteiramente por janelas deixa a luz entrar, trazendo consigo a tranquilidade da paisagem que se vê do quarto andar do Palácio Gustavo Capanema (Rua da Imprensa, 16) onde a biblioteca está situada. Esse oásis de paz diante a correria da cidade foi criado pelo senhor que dá nome ao prédio. Gustavo Capanema, em 1937, era ministro da Educação e Saúde Pública, o que, em sua visão, era o “Ministério do Homem”. Para ele, o objetivo da sua pasta era preparar, compor e aperfeiçoar o homem do Brasil e, por isso, criou a biblioteca batizando-a em homenagem ao autor de Os Sertões. Com 115 mil itens, a Euclídes da Cunha facilita o acesso ao leitor. Criou um lista de sugestões de leitura, a LeiturAÇÃO que tem um cardápio variado, contemplando de Grande Sertão: Veredas, de Guimarães Rosa, a Fragmentos de um Discurso Amoroso, de Roland Barthes, e possibilitou o cadastro dos usuários liberando o empréstimo. E tem uma coleção de livros em braile com títulos como Troco do Ipê, de José de Alencar.

O QUE SAIU NA MÍDIA

Globo News
- Exposição no Rio mostra luta feminina para conquistar direitos

Band News FM
- Ministra da Cultura anuncia programa de bolsas para tradução de obras brasileiras

CBN
- Programa de apoio à tradução de autores brasileiros recebe aumento de verba

Folha de S. Paulo
- Livro Popular – Painel das letras – Josélia Aguiar

O Globo
- Exposição destaca os desafios das brasileiras

O Globo
- Biblioteca 'A La' Dilma – Prosas e Verso
Presidida por Galeno Amorim, a Fundação Biblioteca Nacional anunciou esta semana a chegada de mulheres a cargos estratégicos na instituição. Suzana Vargas assume a coordenadoria do projeto Caravana de Escritores; Guiomar de Grammont, a coordenação da Economia do Livro; Moema salgado, o Projeto Frankfurt 2013; e Ana Dourado, a coordenação da Leitura.

Folha de S. Paulo
- Estímulo

Público (Portugal)
- Brasil prepara Feira do Livro de Frankfurt 2013

Terra (Espanha)
- Brasil aprovecha feria literaria para impulsar traducción de obras nacionales

PublishNews
- O novo programa de tradução de autores brasileiros

Folha de S. Paulo
- MinC anuncia em Paraty R$ 3,2 milhões para tradução

O Globo
- Ministra lança projeto e prestigia o padrinho

O Estado de S. Paulo
- MinC quer literatura do Brasil em outros idiomas

O Estado de S. Paulo
- Exposição destaca os desafios das brasileiras

Faxaju
- Exposição "Brasil feminino" homenageia as mulheres

UOL
- Exposição homenageia mulheres que marcaram história do Brasil

Globo.com
- Fernanda Montenegro dá abraço caloroso em Norma Bengell em evento

Globo.com
- Fernanda Montenegro dá abraço caloroso em Norma Bengell em evento

+ Notícias

AGENDA FBN
- Biblioteca Demonstrativa de Brasília
Exposição Personagens
Até 20/07, seg. a sex. das 7h30 às 23h, sab. das 8h às 14h


AGENDA CULTURAL DA BN

- Mostra: A Chave do Tamanho -
Leituras Infantis nas Estantes da Biblioteca Nacional
até 16/07, das 9h às 20h- Mostra: Os Alternativos dos Alternativos -
Da Poesia Marginal ao Anarcopunk
até 05/08, das 9h às 20h

- Exposição Brasil Feminino
até 28/08, terça à sexta das 10h às 18h, sábados e domingos, das 12h às 17h

- Biblioteca Fazendo História: Guerras e Batalhas que Desafiaram o Brasil
26/07, às 16h

- Ciclo de palestras: Brasil Feminino – Mulheres Inesquecíveis
- A condição feminina no Brasil Colônia, com Georgina dos Santos e Ruth de Souza
20/07, às 18h
- Arquivos de Mulheres e Mulheres Anarquivadas do sec XIX – os casos, com Constância Lima Duarte e Edinha Diniz
27/07, às 18h
- Mulheres no alvorecer e anoitecer do sec XX: Carmen Miranda, Pagu, Leila Diniz, Norma Bengell, com Mirian Goldenberg, Rui Castro e Norma Bengell
04/08, às 18h
- Mulher séc XXI – condições de emancipação, com Carla Camuratti
11/08, às 18h
- Música no Museu
01/08, às 12h30


Leia Mais...

CIRCUITO NACIONAL DE FEIRAS DE LIVRO
Feira Municipal do Livro de São José do Hortêncio - São José do Hortêncio (RS) Ginásio Municipal - 19 a 20/08
Feira Literária de São Bernardo para Crianças e Jovens (Felit) - São Bernardo do Campo (SP) - 01 a 15/08
Salão Internacional do Livro de Foz do Iguaçu - Foz do Iguaçu (PR) - 04 a 14/08