quinta-feira, 7 de julho de 2011

PAINEL BIBLIOTECONOMIA 2011 - SUBMISSÃO DE TRABALHOS

DIVULGO O BLOG DO PAINEL BIBLIOTECONOMIA EM SANTA CATARINA 2011
 
E APROVEITO PARA DIVULGAR O EDITAL ABAIXO:
 
Edital para Chamada de Trabalhos para Apresentação
Apresentação
Discutir e refletir sobre a comunicação e produção científica envolvem várias questões como a interação entre sociedade e universidade. Os fatores que influenciam a produção científica, a pesquisa dentro da universidade, o acesso à informação e aos documentos eletrônicos por meio de processos eletrônicos como portais, bases de dados, periódicos, repositórios, GED, arquivos abertos, entre outros, não diminui com o advento das novas tecnologias. Ao contrário, ela cresce exponencialmente. Sendo assim, o papel tradicional da Biblioteconomia sempre foi de reunir, processar e difundir o conteúdo informacional dos documentos.
É com base nesse debate e respaldada por todas as indagações que envolvem a atuação e a formação dos profissionais da informação em plena era da Sociedade da Informação que a Associação Catarinense de Bibliotecários discute na 30ª edição do Painel Biblioteconomia em Santa Catarina a temática central: “A Comunicação Científica e os profissionais da Informação: a produção científica e a educação continuada”.

Poderão inscrever trabalhos técnicos-científicos e/ou relatos de experiências na forma de comunicação oral de profissionais, pesquisadores, docentes e alunos de graduação e pós-graduação da área de Ciência da Informação, Biblioteconomia, Arquivologia e áreas afins.
1.2 Submissão:
Os trabalhos deverão ser submetidos exclusivamente pela plataforma online da Revista ACB, pelo endereço:
http://www.acbsc.org.br/revista/about/submissions#onlineSubmissions
Durante o início do processo de submissão do trabalho, deve-se escolher a
seção “30º Painel Biblioteconomia em SC“, para que o mesmo seja
avaliado para o Painel.
1 Envio dos trabalhos para a Comissão Científica:
1.1 Inscrição:
1.3 Calendário:
Prazo para envio dos trabalhos: 15 de junho a 30 de agosto de 2011.
Período de avaliação pela comissão científica: 01 de julho a 25 de setembro de 2011
Divulgação da lista dos trabalhos aprovados para apresentação no Painel: 01 de outubro de 2011
Prazo para inscrição no Painel pelas pessoas que apresentarão trabalhos: 05 de outubro de 2011
1. 4 Área temática:
PRODUÇÃO CIENTÍFICA: compreendendo as redes de comunicação enquanto veículo de informação compartilhada de forma democrática, sem canais reservados. Inserem-se no contexto globalizado das tecnologias de comunicação e informação e resultam na criação de um novo espaço que privilegia a cultura de participação e cidadania, sendo palco da criação de novos valores, pensamentos e atitudes.
Sub-áreas: As sub-áreas de interesse no evento referem-se ao papel do profissional da informação quanto pesquisador (produtor), disseminador de informações e conhecimento em diversos meios de comunicação.
  • Instrumentos e Ferramentas de Avaliação da Comunicação Científica: Bibliometria, Cientometria, Sistema de Avaliação da CAPES, dente outros.
  • Tendências para periódicos e revistas de divulgação científica.
  • Bases teóricas para estruturação de artigos científicos.
  • O papel dos bancos de dados eletrônicos na produção do conhecimento.
  • Implantação e impactos dos portais e repositórios na produção do conhecimento
  • Web 2.0 e 3.0: tendências para periódicos e revistas de divulgação científica.
  • Atuação dos profissionais da informação na produção, armazenamento e difusão da produção científica.
  • Utilização de fontes informais e redes sociais na comunicação científica.
2 Normas para submissão e avaliação de trabalhos técnico-científicos e relatos de experiências
2.1 Normas de submissão:
Verificar normas para apresentação de trabalhos na Revista da ACB pelo endereço: http://www.acbsc.org.br/revista/about/submissions
2.2 Normas de Avaliação e divulgação dos trabalhos
Os trabalhos técnico-científicos e de relatos de experiência serão submetidos a um processo de seleção e avaliação por docentes e pesquisadores que compõem a Comissão Científica de Avaliação da
Revista ACB.
Essa comissão decidirá sobre sua aceitação segundo os critérios de pertinência, qualidade e forma de apresentação seguindo critérios estabelecidos pela Comissão Editorial da Revista da ACB.
No caso de inadequação do texto aos critérios propostos, o trabalho será recusado ou encaminhado para reformulação.
Serão aceitos mais de um trabalho por autor. O autor que for apresentar o
trabalho selecionado deverá confirmar sua participação obrigatoriamente por meio de inscrição no Painel, conforme prazo estabelecido no item 1.3 deste edital.
O aceite ou não dos trabalhos será notificado individualmente aos autores por correio eletrônico. A relação de trabalhos aceitos será divulgada no site do evento. Os trabalhos aceitos serão encaminhados automaticamente para a Revista ACB para avaliação, e se aceitos, serão publicados na revista.
2.3 Sessão de comunicação oral
O Comissão Científica encarregar-se-á de organizar as mesas para apresentação, reunindo trabalhos de temas correlatos. Cada mesa contará com coordenador. O tempo para exposição de comunicação oral será de 15 minutos e 5 minutos para debate.
Todas as salas de apresentação de comunicação oral estarão equipadas com microcomputador PC com Windows XP, Office e Acrobat Reader, mais projetor multimídia (datashow). Se necessitar de algum equipamento não mencionado, favor informar pelo e-mail secretaria@acbsc.org.br.
Dúvidas sobre o edital, favor contactar a Comissão Organizadora secretaria@acbsc.org.br.