terça-feira, 26 de julho de 2011

Livro Biblioteca Escolar - Lançamento de Briquet de Lemos / Livros

BIBLIOTECA ESCOLAR

Adelaide Ramos e Côrte; Suelena Pinto Bandeira

Brasília, DF: Briquet de Lemos / Livros, 2011.

176 p. / R$ 33,00

ISBN 978-85-85637-44-6

Não têm faltado discursos, projetos e programas que louvem, planejem e
financiem a biblioteca escolar. A realidade, porém, como foi constatado no
censo escolar de 2010, cujos resultados preliminares foram divulgados no
início de 2011, ainda é muito decepcionante.

Um terço somente (30,4%) das escolas de ensino fundamental dos cinco
primeiros anos possui bibliotecas. E esse número engloba tanto as escolas
públicas quanto particulares. À medida que se ascende na sequência de
ensino, a situação fica menos ruim. Do sexto ao nono ano, o percentual de
escolas com biblioteca passa para 58,7% e no ensino médio chega a 74%.

O fato é que mais de 96 mil escolas onde são ministrados os anos iniciais do
ensino fundamental não contam com bibliotecas que atendam aos corpos docente
e discente e ao pessoal administrativo. E são quase 26 mil as escolas dos
anos finais do ensino fundamental que nada têm a oferecer quanto a serviços
de bibliotecas. O número absoluto no ensino médio é de quase sete mil
escolas.

Nos anos iniciais do ensino fundamental, período crucial para a formação de
futuros leitores e usuários da informação, mais de oito milhões de crianças
não tiveram a oportunidade de conhecer e utilizar os serviços de uma
biblioteca escolar. Nos anos finais são cinco milhões e no ensino médio são
pouco mais de dois milhões de carentes de biblioteca escolar. O total, em
números absolutos, chega, portanto, a cerca de 15 milhões de estudantes
privados da oportunidade de usufruir da leitura e do estudo extraclasse que,
entre outros serviços, a biblioteca escolar pode oferecer.

Falta ainda conhecer dados que confirmem aquilo que os educadores e
bibliotecários já conhecem: são poucas as bibliotecas escolares existentes
que prestam realmente os serviços que lhes competem. Com acervos pobres e
desorganizados, mal-instaladas, desconfortáveis, carentes de pessoal
qualificado, são muitas vezes transformadas no limbo para onde são excluídos
os funcionários problemáticos, doentes ou ansiosos pela aposentadoria.

O objetivo deste manual é contribuir para o amplo processo de capacitação e
qualificação de pessoal que será necessário para levar a biblioteca escolar
a todos os estudantes no menor prazo possível. E dessa forma completar o
esforço maior voltado para a melhoria da qualidade da educação.

Adelaide Ramos e Côrte fez a graduação e o mestrado em biblioteconomia na
Universidade de Brasília. Sua larga experiência profissional foi obtida em
biblioteca especializada e universitária. Participou ativamente do movimento
associativo na Associação dos Bibliotecários do Distrito Federal.

Suelena Pinto Bandeira fez a graduação e o mestrado em biblioteconomia na
Universidade de Brasília. Trabalhou em vários tipos de bibliotecas: escolar,
pública, universitária, especializada, bem como em centros de documentação e
informação. Dela nesta editora: *O mestre dos livros: Rubens Borba de Moraes
* (2007).

Sumário


1 A biblioteca escolar e sua importância no aprendizado da leitura
e na educação 1

2 Os usuários da biblioteca escolar 10

3 Os profissionais que fazem a biblioteca escolar 12

4 Planejamento e organização do espaço físico 19

5 Administrando a biblioteca 35

6 Como deve ser o acervo de uma biblioteca escolar 53

7 Seleção, aquisição e desenvolvimento do acervo 61

8 Preparando para usar 69

9 A organização do acervo nas estantes 103

10 O serviço de referência 105

11 Serviços e produtos oferecidos pela biblioteca 112

12 Realizando pesquisas escolares 121

13 Dinamização da biblioteca escolar 127

14 Orientação para a informatização da biblioteca 132

15 Conservando e preservando o acervo 140

16 Perguntas importantes 144

Referências 150

Texto de apoio 1: Lei n° 12 244, de 24 de maio de 2010 153

Texto de apoio 2: Modelo de estatuto da sociedade de amigos da
biblioteca 153

Texto de apoio 3 : Sinopse da CDD 160

Texto de apoio 4 : Sinopse da CDU 163

Texto de apoio 5 : Modelo de regulamento de uma biblioteca
escolar 165

Texto de apoio 6: Modelo de relatório mensal 169

Texto de apoio 7: Modelo de relatório anual 170

Texto de apoio 8: Orientação sobre alfabetação de fichas no
catálogo-dicionário 171

Índice 173