quarta-feira, 4 de abril de 2012

Obras roubadas do Instituto de Botânica são encontradas em sacos de lixo


 A Polícia Civil afirmou na manhã desta terça-feira que recuperou todas as obras que haviam sido roubadas do Instituto de Botânica de São Paulo, na Água Funda (zona sul), no mês passado. Segundo o Deic (Departamento Estadual de Investigações Criminais), elas estavam em sete sacos de lixo em uma rua no bairro do Paraíso, também na zona sul.

A localização dos 22 volumes de livros raros ocorreu após a prisão de um suspeito na região do Bom Retiro, no centro da cidade, na noite de ontem. Após a prisão, policiais descobriram que os envolvidos estavam transferindo de local as publicações e conseguiram interromper o esquema.
Ainda de acordo com a polícia, o suspeito detido ontem apresenta as mesmas características de um dos ladrões envolvidos no roubo. Funcionários da biblioteca, de onde foram roubadas as obras, já foram chamados para fazerem o reconhecimento. Ao menos outros dois homens participaram do crime. A polícia ainda tenta identifica-los.

André Monteiro/Folhapress
Polícia recupera livros levados do Instituto de Botânica; veja mais fotos
Polícia recupera livros levados do Instituto de Botânica; veja mais fotos
ROUBO
O roubo das obras aconteceu no dia 2 de fevereiro, quando três homens renderam os dois seguranças da biblioteca, que fica no térreo do instituto, fingiram que fariam consultas e anunciaram o assalto. Os assaltantes obrigaram uma das funcionárias a abrir o local onde ficavam guardadas as obras raras, fechado por grades.
Segundo as testemunhas, eles procuravam por três obras de 15 volumes datadas do final do século 19 e começo do século 20. São os livros "Sertum Palmarum Brasiliensium", de 1903 (dois volumes), "Flora Fluminensis", de 1827 (11 volumes) e "Bambusees", de 1913 (dois volumes).
Os livros estão entre os mais importantes da botânica brasileira, com registros de espécies e das primeiras expedições feitas no país.
Na época, a diretora do instituto, Vera Bononi, afirmou que a suspeita é que o crime tenha sido encomendado. Os funcionários da biblioteca disseram que os homens comentaram que as obras seriam mandadas para o exterior. Eles também traziam os nomes dos livros escritos em um papel.
Câmeras de segurança registraram o momento em que os assaltantes chegaram e renderam funcionários. O vídeo ainda mostra os suspeitos saindo com livros de dentro da biblioteca.