segunda-feira, 23 de abril de 2012

Boletim da Biblioteca Nacional: MinC e FBN anunciam investimentos de R$ 333,7 mi no PNLL em 2012

Boletim nº233 FALE CONOSCO OU CADASTRE-SE 23 de Abril de 2012

DESTAQUE
MinC e FBN anunciam investimentos de R$ 333,7 mi no PNLL em 2012
A ministra da Cultura, Ana de Hollanda, e o presidente da Fundação Biblioteca Nacional, Galeno Amorim, anunciam nesta segunda, 23/04, Dia Mundial do Livro e do Direito de Autor, os investimentos que serão realizados, este ano, em ações no âmbito do MinC no Plano Nacional do Livro e Leitura (PNLL). Serão contemplados os quatro eixos estratégicos do PNLL, que ganhou maior densidade institucional com a assinatura de decreto pela presidenta Dilma Rousseff. Entre os mais de 40 projetos e programas somente no MinC, estão várias novidades e altos investimentos para construir novas bibliotecas, modernizar parte da rede atual e promover ações de fomento à leitura e à formação de mediadores.
PATRIMÔNIO E ACERVO
Biblioteca Nacional avalia obras necessárias para defender seu patrimônio O Diário Oficial da União publicou no último dia 10/4 a criação do Grupo de Trabalho Misto de Patrimônio Material, que vai definir as estratégias e ações necessárias para preservação e recuperação dos diversos prédios da Biblioteca Nacional. Como deve ter início em breve as obras de reforma do telhado e do piso térreo do prédio-sede, na avenida Rio Branco, no centro do Rio de Janeiro, e no prédio anexo, localizado na zona portuária, o GT vai indicar outras medidas necessárias para abrigar acervo durante esse período e, ainda, obras que se fazem necessárias em outros imóveis da instituição, como a Casa da Leitura, a Biblioteca Demonstrativa de Brasília, os andares da FBN no Edifício Capanema e as áreas administrativas na rua Debret. O GT, que envolve também funcionários do Iphan, terá sua primeira reunião ao longo desta semana para tratar dos temas mais urgentes que envolvem o prédio sede. A Biblioteca Nacional também iniciou uma discussão interna, juntamente com outras instituições vinculadas ao Ministério da Cultura, a formulação de uma política nacional de acervos e pesquisas.



INTERNACIONALIZAÇÃO
Brasil na Feira do Livro de Bogotá
País homenageado da 25ª edição da Feira Internacional do Livro de Bogotá, o Brasil vem tendo uma participação de destaque no evento, com uma ampla programação não só de literatura como também em outros setores da cultura.  Já na abertura oficial, realizada segunda-feira, dia 18/4, a ministra da Cultura, Ana de Hollanda, foi aplaudida, ao lado do presidente Juan Manuel Santos,  ao destacar a importância das culturas colombiana e brasileira, com destaque para a obra de autores como Machado de Assis e Gabriel García Márquez. Na comitiva brasileira, integrada por mais de 50 escritores, o presidente da Fundação Biblioteca Nacional, Galeno Amorim; o presidente da Comissão de Educação e Cultura da Câmara dos Deputados, Newton Lima; a presidente da Frente Parlamentar da Leitura, deputada Fátima Bezerra, entre outros. Saiba mais sobre a participação brasileira na feira clicando aqui.
Literatura brasileira em destaque em Bogotá Para fazer jus à homenagem que recebe na edição 2012 da Feira do Livro de Bogotá, um dos eventos literários mais importantes da América Latina, o Brasil preparou uma robusta programação com cerca de 50 escritores,  duas grandes exposições sobre Clarice Lispector e Cora Coralina, debates sobre políticas de leitura, mostras de filmes nacionais, espetáculos musicais e de dança e exposições.O conceito central, conforme explicou o presidente da FBN, Galeno Amorim, busca apresentar a pluralidade e a diversidade da cultura brasileira.  Veja a programação completa da feira aqui.
FBN negocia agenda bilateral Brasil x Colômbia na área do livro e leitura O presidente da FBN, Galeno Amorim, participou em Bogotá de reuniões com dirigentes de políticas de estímulo à leitura para discutir formas de ação conjunta para se estabelecer uma nova agenda de ações na área do livro e da leitura. Durante o encontro com a diretora da Biblioteca Nacional da Colômbia, Ana Roda, e com Moisés Melo, membro do comitê assessor do Plano Nacional de Leitura e Escrita da Colômbia, foi criada uma agenda de ações para o estímulo da literatura brasileira na colômbia, e vice-versa. Entre as metas, está a realização de reuniões técnicas anuais, o estímulo a participação de autores brasileiros e colombianos em feiras, festivais literários e universidades, o estímulo à tradução e publicação de títulos brasileiros na Colômbia, o fomento à presença de livros colombianos nas bibliotecas públicas do Brasil, entre outros.
POLÍTICA CULTURAL
Encontro com editores e livreiros dia 24 em São Paulo Na próxima terça-feira, dia 24/4, a Fundação Biblioteca Nacional se reunirá às 10h com editoras, distribuidoras e pontos de venda em audiência pública na Câmara Brasileira do Livro para esclarecer questões relativas aos editais do Programa de Aquisição e Atualização de Acervo das Bibliotecas de Acesso Público, que vai beneficiar cerca de 2.700 bibliotecas municipais, estaduais, comunitárias, rurais e pontos de leitura com modernização de seus acervos.
AGENDA CULTURAL
Biblioteca Nacional faz debate sobre a literatura indígena
Na próxima quinta-feira, dia 26/4, a partir das 10h, a Biblioteca Nacional,  promove um debate sobre o ensino de História e Cultura Indígena, tendo como pano de fundo a rica literatura indígena produzida atualmente no País. O evento, realizado em parceria com o Núcleo de Escritores e Artistas Indígenas, NEArIN e o INSTITUTO UKA – Casa dos Saberes Ancestrais, terá, além de mesa redonda, um Sarau Lítero-Musical. Entre os painelistas, estarão o presidente da FBN, Galeno Amorim, o escritor Daniel Munduruku, a poeta, escritora e professora Graça Graúna e  o Pajé e liderança tradicional do povo Tukano, do Amazonas, Manoel Moura, entre outros.
CIRCUITO NACIONAL DE FEIRAS DE LIVRO E FESTIVAIS LITERÁRIOS
Salão do Livro da FNLIJ homenageia o México
A Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil deu início no último dia 18 ao Salão FNLIJ do Livro para crianças e jovens, no Rio de Janeiro. Em sua 14ª edição, o evento homenageia O México, trazendo escritores, ilustradores e especialistas que trabalham no país. 72 editoras participam do salão, que vai até 29/4. Como em todos os anos, cada criança e jovem que for ao evento ganhará um livro de presente. Mais informações no site do Salão: http://www.salaofnlij.com.br
Flipoços começa no próximo sábado
A cidade mineira de Poços de Caldas abriga, a partir de 28/4, a VII Feira Nacional do Livro, Flipoços. A edição  2012 da feira terá como patrono o escritor e crítico literário Antonio Candido, e homenageará a Alemanha e o estado de São Paulo. Além disso, a feira fará uma grande homenagem aos “90 Anos da Semana de Arte Moderna”. Saiba mais sobre o evento em http://www.feiradolivropocosdecaldas.com.br
PROLER
Casa da Leitura - Maria Antonieta Cunha debate políticas públicas de Leitura no Brasil A próxima edição do projeto "Terças Culturais" recebe Maria Antonieta Cunha, diretora do Livro, Leitura e Literatura da FBN/MinC. O evento discute o tema "Dia Internacional do Livro : Projeções e Politicas Públicas de Leitura no Contexto Brasileiro". Além da palestra, será exibido o filme "Toda Memória do Mundo", do diretor francês Alain Resnais. O encontro acontece no próximo dia 24, às 18h, na Casa da Leitura - Rua Pereira da Silva, nº86, Laranjeiras.
MOSTRAS
Últimas semanas da "A Mulher Eterna" e "Caridade é Amor" Terminam no próximo dia 30/4 duas mostras de grande sucesso em exibição na Biblioteca Nacional:  "A Mulher Eterna" e "Ao pio leitor… A Virtude: Caridade é Amor". "A Mulher Eterna", aberta ao público no Dia Internacional da Mulher, 8 de março, reúne 20 títulos que retratam a trajetória da mulher brasileira em diversos espaços sociais. A  "Ao pio leitor… A Virtude: Caridade é Amor", que já havia sido extendida em função do enorme sucesso, sai para o início da segunda mostra sobre as sete virtudes.

Ecos do passado: a biodiversidade em manuscritos da BN
Segunda a sexta, 10h às 18h. Sábados, domingos e feriados, 12h às 17h. Entrada franca.
Fotonovelas na Biblioteca Nacional
Segunda a sexta, 9h às 20h. Sábados, domingos e feriados, 12h às 17h. Entrada franca.
Ao Pio leitor... a Virtude Caridade
Segunda a sexta, das 10h às 17h. Entrada franca.
Mostra - 100 anos de Herivelto Martins na Biblioteca Nacional
Palácio Capanema (Rua da Imprensa, 16, 3º andar. Centro, Rio de Janeiro). Segunda a sexta, 10h às 17h45.

EL TIEMPO
La unión cultural ayudará a preservar la identidad de América Latina
TV Globo
Andrea Ramal fala sobre a importância da leitura
Instituto Cultural Aruanda
Biblioteca Nacional lança Pontos de Leitura da Ancestralidade Africana Sudeste Hoje
Biblioteca Nacional lança pontos de leitura para divulgar temática africana Blog do João Bosquo
Biblioteca Nacional lança pontos de leitura para divulgar temática africana Clic RBS
Literatura brasileira em Bogotá Rede Sul Bahia
Lançados pontos de leitura para divulgar temática africana União Brasileira de Escritores - UBE
FBN anuncia projetos do PBLL em 2012 Salomão de Medeiros
Fátima Bezerra integra comitiva brasileira na 25ª Feira Internacional do Livro de Bogotá Correio do Brasil
No dia do livro infantil, Brasília tem muitos motivos para comemorar Leitora Viciada
Terças Culturais na Casa da Leitura Lílian Poesia Blogs
FBN anuncia projetos do PBLL em 2012 O Literato de Nordestina
FBN anuncia projetos do PBLL em 2012 Tn Online
Bibliotecas de Rolândia recebem visitas e benfeitorias Jornal Ilhota
Biblioteca Municipal recebe doação Falando de Feiras
Feira Internacional do Livro de Bogotá 2012: Literatura brasileira desembarca na Colômbia Prefeitura de Salto
Biblioteca ganha verba para aquisição de livros Encontra Salto
Biblioteca em Salto ganha verba para aquisição de livros Rede Lajeado
Fundação Biblioteca Nacional lança projeto de pontos de leitura temáticos: "Ancestralidade Africana no Brasil" Vértice Books
Biblioteca Nacional lança pontos de leitura para divulgar temática africana Bol
Brasília abre sua primeira Bienal do Livro com olhar à África Associação de Leitura do Brasil
15° Encontro Regional do Proler Diário de Natal
Colômbia // Brasil é tema de feira Publishnews
Brasil em Bogotá – A primeira experiência das novas políticas da Biblioteca Nacional O xis do problema
Brasil em Bogotá – A primeira experiência das novas políticas da Biblioteca Nacional SkyscraperCity
Fotos antigas da BN Associação Internacional dos Colóquios da Lusofonia - AICL
Biblioteca Nacional brasileira divulga temática africana Circuito MT
Feira Internacional do Livro de Bogotá Conselho Municipal de Cultura de Porto Alegre
Fundação Biblioteca Nacional lança projeto de Pontos de Leitura Temáticos "Ancestralidade Africana no Brasil" Geledés Instituto da Mulher Negra
Pontos de Leitura da Ancestralidade Africana FAXAJU
Roda de Leitura homenageia Araripe Coutinho - Proler Portal Vermelho
Brasil é tema da 25º Feira Internacional do Livro de Bogotá Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdades - CEERT
MinC e Seppir lançam o Programa Pontos de Leitura da Ancestralidade Africana no Brasil Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
Proler de Itapetinga vai à praça Esteta - Saúde Beleza e Arte
Feira Internacional do Livro de Bogotá: Ministra Ana de Hollanda abre a 25ª edição do evento que homenageia o Brasil
VEJA ONLINE | CULTURA
Bienal de Literatura de Brasília começa com manifestação de professores G1
Bienal de Literatura de Brasília começa com manifestação de professores MSN BRASIL | MUNDO
Bienal de Literatura de Brasília começa com manifestação de professores VEJA ONLINE | CULTURA
Brasília abre sua primeira Bienal do Livro com olhar à África G1
Brasília abre sua primeira Bienal do Livro com olhar à África MSN BRASIL | MUNDO
Brasília abre sua primeira Bienal do Livro com olhar à África YAHOO NOTÍCIAS
Brasília abre sua primeira Bienal do Livro com olhar à África Boa Informação
Brasília abre sua primeira Bienal do Livro com olhar à África Divulga Bilio
De volta à vida UNEGRO
MinC e Seppir lançam o Programa Pontos de Leitura da Ancestralidade Africana no Brasil Dendê News
MinC e Seppir lançam o Programa Pontos de Leitura da Ancestralidade Africana no Brasil Xangô Rezado Alto
Ministério da Cultura lança Programa Pontos de Leitura Afros CORREIO BRAZILIENSE - DF | CIDADES
Professores fazem protesto em mostra O Repórter
Nobel de Literatura elogia Bienal de Brasília DN Online
Biblioteca Nacional lança novos editais no Dia Mundial do Livro Núcleo Cult
Livraria Kosmos em Debate na Biblioteca Nacional Conexões Itaú Cultural
Bogotá dá início ao programa de difusão da Biblioteca Nacional Viagem Brasil
25ª Feira Internacional do Livro de Bogotá homenageia o Brasil Policult
Biblioteca Nacional lança pontos de leitura para divulgar temática africana No minuto
Fátima integra comitiva brasileira na 25ª Feira do Livro de Bogotá Thais Galvão
Fátima Bezerra em missão na Colômbia Wllana Dantas Blogspot
Fátima Bezerra embarca para Colômbia ao lado da ministra Ana Holanda Notícia Já
Biblioteca Municipal de Ilhota recebe doação e recursos para atualizar e ampliar acervo Mais Parnamirim
Biblioteca Nacional lança novos editais no Dia Mundial do Livro Agência Brasília
O valor simbólico da leitura Cenário MT
25ª Feira Internacional do Livro de Bogotá homenageia o Brasil Goiás Net
Eventos literários ganham espaço na agenda cultural do brasileiro Blog Àsé Áyrà
MinC e Seppir lançam o Programa Pontos de Leitura da Ancestralidade Africana no Brasil Famaliá
MinC e Seppir lançam o Programa Pontos de Leitura da Ancestralidade Africana no Brasil Religiões Afro Brasileiras e Política ~ Oluandeji
MinC e Seppir lançam o Programa Pontos de Leitura da Ancestralidade Africana no Brasil Revista Africas
Biblioteca Nacional lança pontos de leitura para divulgar temática Parque Histórico Carambeí
Biblioteca Nacional lança pontos de leitura sobre temática africana Jornal Cruzeiro do Vale
Biblioteca Municipal de Ilhota ganha novo acervo de livros Blog do Luis Nassif
BN cria os pontos de leitura da cultura africana Comitê Proler Vale
15° Encontro Regional do Proler Ciclo de Palestras Proler Vale
15º Encontro Regional do Proler Aqui Acontece
Alagoas participa de Feira Internacional de Livros de Bogotá O Repórter
Eventos literários têm ganhado espaço na agenda cultural do brasileiro BR Press
LITERATURA - Brasil na prateleira

Já estão abertas as inscrições para o Calendário 2012 do Circuito de Feiras. Preencha os dados presentes na ficha de inscrição e envie para o e-mail: circuitodefeirasdelivro@bn.br.
O Circuito Nacional de Feiras de Livros é um calendário das feiras de livros realizadas anualmente no País. São eventos para promover os livros, a literatura e a leitura organizados por governos estaduais, prefeituras, entidades de editores e livreiros, ONGs, empresas, escolas e outros parceiros.
O calendário das feiras é sistematizado pela Fundação Biblioteca Nacional, por meio de sua Diretoria do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas, em parceria com a Câmara Brasileira do Livro (CBL).