quinta-feira, 5 de abril de 2012

I LIVRATA DE JOÃO PESSOA


20 DE ABRIL DE 2012
Tambaú – João Pessoa – PB

APRESENTAÇÃO
A I LIVRATA de João Pessoa é um evento de caráter lúdico destinado aos leitores de todas as faixas-etárias, escritores, mediadores de leitura, estudantes, professores, enfim, todos(as) que de alguma forma cultivam uma relação de convivência com o livro, seja produzindo ou lendo.

A LIVRATA será realizada na Praça da Alimentação, situada a Av. Almirante Tamandaré em Tambaú, João Pessoa – PB, no dia 20 de abril de 2012, a partir das 18:00h onde será comemorado o dia Nacional do Livro Infantil, 18 de abril, data que homenageia o nascimento de Monteiro Lobato, criador do Sítio do Picapau Amarelo.

Nascido em Taubaté – SP, aos 18 de abril de 1882, Monteiro Lobato é considerado um dos mais inventivos e expressivos escritores de literatura infanto-juvenil brasileiro. É de sua autoria os mais fabulosos personagens que marcaram o imaginário infanto-juvenil deste país, como Emilia, a boneca falante, Pedrinho, Narizinho, Vovó D. Benta, Visconde de Sabugosa, Tio Barnabé, entre tantos outros.
Lobato faleceu em 04 de julho de 1948, aos 66 anos de idade e em 2002 foi homenageado com a criação da Lei 10.402/02, que registrou a data do seu nascimento como dia da literatura infanto-juvenil brasileira.
A organização da I LIVRATA está sendo coordenada pelo Polo de Leitura na Rede, o qual atua desde 2009, diretamente num recorte territorial da Região Metropolitana de João Pessoa, compreendido pelos municípios de Conde, João Pessoa, Bayeux, Santa Rita e Lucena e pretende contribuir para o desenvolvimento cultural de crianças, através de ações em rede que estimule a fruição literária, assim como a democratização do acesso ao livro, incorporando estas ações ao cotidiano dos habitantes da Região Metropolitana de João Pessoa.

OBJETIVOS DA LIVRATA
  • Estimular o gosto pela leitura
  • Propiciar o intercâmbio de experiências pessoais e coletivas de fruição literária e promoção de leitura.
  • Sensibilizar os paraibanos (as) para a importância da criação dos planos municipais e estadual do livro, leitura e bibliotecas.

         COMO PARTICIPAR
Convide seus familiares, professores, amigos e vizinhos. Todos devem levar o livro que mexeu com seu coração e que o deixou com um parafuso farfalhando na cabeça. Você terá espaço e tempo para falar e indicar esse livro para seus amigos e vários outros(as) bisbilhoteiros(as) que estarão na LIVRATA;

Levem, cada pessoa, o poema que não sai da sua cabeça (esse poema será para você, oportunamente, presentear alguém, daí, se quiser pode dar um toque pessoal ilustrando o texto, use a criatividade para  agradar seu amigo(a) e


Leve um livro, de qualquer gênero literário, para trocar, durante a livrata, pelo livro que você paquerar nas mãos de alguém.

PROGRAMAÇÃO

18:00 h - Concentração  
 Sopro de poemas ao pé-do-ouvido pelos(as) mediadores(as) do Polo de Leitura na Rede
 18:30h – Dicas de leitura
- Dicas de escritores e do público em geral (o livro que mexeu com seu coração e te deixou com um parafuso farfalhando na cabeça)
- Troca do poema que não sai da sua cabeça
- Paquera e troca de livros
19:00h – Recital
20:00h - Encerramento


Não queremos ser
leitores privilegiados na sociedade.
Mas, fazer parte do privilégio de sermos
uma sociedade de leitores.

Bené Brito

Realização: Polo de Leitura na Rede
Apoio: Instituto C&A

Fonte: http://www.beneditobrito.blogspot.com.br/p/se-liga.html