sexta-feira, 6 de abril de 2012

Ibict assina acordo de cooperação com governo do DF

O objetivo é a conjugação de esforços no desenvolvimento de atividades conjuntas que privilegiem as metas previstas no Programa de Inclusão Social do instituto e no projeto Bibliotecas Digitais do GDF.


Um acordo de cooperação técnica foi assinado, na semana passada, entre o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), por meio da sua unidade de pesquisa, o Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict), e o Distrito Federal, através da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI) e a Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAPDF). O objetivo é a conjugação de esforços no desenvolvimento de atividades conjuntas que privilegiem o alcance das metas previstas no Programa de Inclusão Social do Ibicit e no projeto "Bibliotecas Digitais do Governo do Distrito Federal (GDF)".


O secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação do Distrito Federal, Cristiano Araújo, falou da satisfação de participar de um projeto tão importante para Brasília. Segundo ele, a partir do momento que se concebe um projeto de inclusão social, promove-se a informação para toda a sociedade, e explicou que o acordo significa um marco para a cidade.

"Acho que o Distrito Federal é o 1º estado da Federação que entra com um projeto deste porte. Atualmente, é pequeno o número de pessoas que frequentam bibliotecas, pois o mundo vem se informatizando e dinamizando. Ou seja, com o projeto nós estaremos estimulando as pessoas a estarem na biblioteca, seja em casa acessando o seu computador, tablet ou celular. O mundo moderno caminha para essa vertente", analisou.

Cristiano Araújo ressaltou o fato de estar muito feliz com o empenho da equipe do Ibict, junto com o MCTI. O secretário disse que o ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Marco Antonio Raupp, destacou em uma reunião a relevância do projeto para Brasília. "Nós vamos fazer uma solenidade com o governador e o ministro Raupp para o lançamento da Biblioteca Digital de Brasília, no pólo de Inclusão Social da cidade. Não podemos esquecer que o desenvolvimento econômico da cidade passa pela ciência e pela tecnologia. Não podemos achar que estamos fora dessa rota. A inclusão digital, a ciência e a tecnologia fazem parte do desenvolvimento econômico da nossa cidade. Aqui, hoje, nós marcamos a história e Brasília", destacou Araújo.

O diretor do Ibict, Emir Suaiden, explicou que o acordo tem dois objetivos básicos, sendo o primeiro a questão da inclusão digital e o segundo a formação de bibliotecas digitais no âmbito do GDF. "Hoje, temos em Brasília uma grande quantidade de pesquisadores. Assim, precisamos muito do alicerce que ajuda a pesquisa a progredir, e esse alicerce chama-se Biblioteca Digital. Com a Biblioteca Digital, o cidadão tem acesso aos periódicos, aos blogs, entre outros meios eletrônicos de divulgação, e tudo em tempo real. A infraestrutura que a SECTI irá disponibilizar para a população de Brasília no dia 21 de abril deste ano é muito marcante. Esse é o papel da política de Estado, a de fornecer meios necessários para a população ser incluída na sociedade da informação, diminuindo a violência e a insegurança, criando cidadãos", ressaltou Emir Suaiden.
(Ascom do Ibict)

fonte: http://www.jornaldaciencia.org.br/