sexta-feira, 27 de abril de 2012

Exposição: Livros Raros e Especiais – Description de l’Egypte


Entre 1798 e 1801 Napoleão Bonaparte realizou sua famosa expedição ao Egito, então província do Império Otomano. Após sucessivas batalhas frustradas, Napoleão decidiu abandonar a campanha e regressar à França. Apesar do não êxito da invasão, o general conseguiu registrar o maior legado da expedição: a documentação científica que resultou na publicação dos volumes Description de l’Egypte. A publicação é amplamente reconhecida como o mais importante estudo erudito europeu do Egito antigo e moderno.

Para realizar o registro do país invadido, Napoleão enviou uma elite científica e cultural francesa composta por 167 estudiosos (engenheiros, cientistas, matemáticos, mineralogistas, cartógrafos, lingüistas, naturalistas e artistas). O objetivo da comissão formada era explorar, descrever e documentar sistematicamente todos os aspectos do país, sua arquitetura, flora, fauna, costumes, religião, geografia, dentre muitos outros. Apesar das duras críticas, na época, sobre o envio da comissão científica ao Egito, o trabalho realizado pelo grupo foi a mais sólida e bem sucedida realização de Napoleão naquele país.



A publicação, presente no acervo de livros raros da Biblioteca Universitária (BU), trata-se da segunda edição da obra, publicada em 1820-1830. A Universidade recebeu estes livros raros em 1954, a aquisição foi mediada pelo jornalista Assis Chateaubriand, que efetivou a compra dos livros com o famoso livreiro Oscar Nicolai.

A exposição Livros Raros e Especiais apresenta a Description de l’Egypte em seus 37 exemplares, distribuídos em livros em formato atlas com pranchas de gravura em metal; e os volumes explicativos sobre a documentação científica realizada. Os exemplares estão expostos na Sala de Obras Raras da BU.

Ainda compondo a exposição, no hall das Coleções Especiais, há mostra de livros raros da Coleção Luiz Camillo de Oliveira Netto – bibliófilo e brasilianista. A montagem destaca os elementos de distinção de um livro raro. Os livros, expostos em vitrines abertas, são manuseados por um monitor que apresenta a materialidade e temática da publicação. A exposição é interna e, por isso, realizada somente por meio de visitas guiadas, para a segurança do acervo.

As visitas orientadas e exposição compõem as atividades do projeto de extensão Livros Raros e Especiais da BU e são direcionadas para o público interno e externo da UFMG.

Exposição: Livros Raros e Especiais – Description de l’Egypte
Período: 01 março 2012 à 31 de maio de 2012
Local: Biblioteca Central da UFMG, 4º andar – Campus Pampulha – Belo Horizonte
Agendamento: 31.3409.4615 – colesp@bu.ufmg.br

Fonte: http://blog.crb6.org.br