sábado, 1 de setembro de 2012

Projeto “Lê pra mim?” incentivou a leitura infantil em Belém


Por Agência Pará de Notícias
De 22 a 26 de agosto, a orla da Estação das Docas respirou literatura durante a realização do projeto “Lê pra mim?”. Pela primeira vez na região Norte, o projeto possibilitou crianças terem contato com a leitura voltada para o público infantil. Cerca de 25 instituições, divididas entre escolas públicas e entidades sociais, foram contempladas. Idealizado pela atriz Sônia de Paula, com apoio dos Correios, o “Lê pra mim?” contou com a participação de vários artistas e jornalistas engajados nesse ideal pela prática da leitura.
A atriz paraense Rosamaria Murtinho foi a primeira convidada a ler contos infantis para as crianças belenenses. “As crianças estavam interessadas e me rodearam para saber mais sobre a história que acabara de contar a eles. Ser paraense e estar neste ambiente aberto, claro e lindo como a orla da Estação das Docas, é uma experiência muito boa”, disse a atriz após a contação de história.
Atores, jornalistas, cantores e outros artistas contaram histórias infantis para as crianças, entre eles Gaby Amarantos, que levou o filho Davi, de 3 anos, para acompanhar a contação, Lia Sophia, Adriano Barroso, Carlos Correa Santos e Adelaide Oliveira. Segundo a coordenadora do comitê gestor do Pro Paz, Izabela Jatene, “temos que perpetuar essa ideia genial. A Estação das Docas é um dos espaços mais bonitos que temos na cidade e com a possibilidade de agregar valores históricos à educação, através da literatura. Isto é muito significativo para a população, principalmente para as crianças”, ressaltou Izabela.
“Fazer este evento na Estação das Docas é um sonho realizado. Agradecemos a todos que nos receberam de braços abertos aqui em Belém e abraçaram a nossa causa, de levar a literatura às crianças da cidade. Temos a certeza que plantamos uma semente e o Pará tem a fertilidade necessária para que ela brote”, comentou a idealizadora do projeto Sônia de Paula. O projeto “Lê pra mim?” valorizou, ainda, os autores da terra. Mil exemplares da obra da escritora Mirian Hanna Daher foram adquiridos pelo projeto e distribuídos às crianças que participaram das contações de histórias.