terça-feira, 18 de dezembro de 2012

Boletim da Biblioteca Nacional


Boletim nº263FALE CONOSCO OU CADASTRE-SE
17 de Dezembro de 2012

DESTAQUE
Eleito novo Colegiado do Livro, Leitura e Literatura
Os delegados eleitos para o Fórum Nacional de Cultura e os antigos membros do Colegiado do Livro, Leitura e Literatura, que eram delegados natos, elegeram na semana passada os 15 representantes da sociedade para o setorial. No encontro aberto pelo presidente da Fundação Biblioteca Nacional, Galeno Amorim, pelo então representante da área no Conselho Nacional de Política Cultural (CNPC), Nilton Bobato, e pela diretora de Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas (DLLLB) da FBN, Antonieta Cunha, também foram eleitos os representantes do Colegiado no Plano Nacional do Livro e Leitura (PNLL) e no CNPC.
Colegiado terá representantes de todas as regiões do País
O novo Colegiado Setorial do Livro, Leitura e Literatura será composto por um representante de cada região do País: Márcia Helena Koboldt Cavalcante pelo Sul; Bernardo Jorge Israel Gurbanov pelo Sudeste; Maria do Socorro Sampaio Flores (Mileide) pelo Nordeste, Carlos Henrique Silva Gonçalves Figueiredo pelo Norte e Aníbal Araújo Perea pelo Centro-Oeste. Também foram eleitos os representantes das três áreas que compõem o Colegiado: Mediação, Criação e Produção. Veja a lista completa dos titulares e suplentes
Os novos representantes da sociedade no PNLL e no CNPC
O novo Colegiado Setorial do Livro, Leitura e Literatura indicou os novos membros da sociedade nas instâncias de organização e decisão do Plano Nacional do Livro e Leitura (PNLL). A representante do Colegiado para o Conselho Nacional de Cultura foi Maria do Socorro Sampaio Flores (Mileide Flores), da Câmara Cearense do Livro. Já a representante do Colegiado junto ao PNLL será Márcia Helena Koboldt Cavalcante, dirigente da ONG Cirandar.
PRÊMIO
MinC e FBN entregam Diploma Prêmio Camões 2012
Na última quarta-feira, 12/12, o Ministério da Cultura, a Fundação Biblioteca Nacional (FBN/MinC) e o Instituto Camões realizaram, na Biblioteca Nacional, a cerimônia oficial para entrega do diploma do Prêmio Camões 2012 ao autor Dalton Trevisan. “O Prêmio Camões é o grande momento de consagração da literatura em língua portuguesa e uma possibilidade para que nossos países mostrem para o mundo a literatura de grande qualidade que se produz no nosso campo cultural”, ressaltou Galeno Amorim, presidente da FBN. Instituído em 1988 pelos governos do Brasil e de Portugal, o Prêmio Luís de Camões visa a estreitar os laços culturais entre os países lusófonos, por meio da premiação de seus escritores mais representativos. Confira algumas fotos do evento aqui.
EDITAIS
Divulgado resultado das Bolsas de Criação e Circulação Literária
A Fundação Biblioteca Nacional (FBN/MinC) divulgou, semana passada, o resultado dos editais das Bolsas de Criação e Circulação Literária Biblioteca Nacional/Funarte. Ao todo, foram 30 contemplados com as Bolsas de Criação Literária, sendo oito da região sudeste, cinco da região sul, cinco da região norte, cinco no centro oeste e sete no nordeste. Confira aqui os vencedores. Foram também aprovados 20 projetos de Bolsas de Circulação Literária, sendo quatro em cada região. Veja lista aqui. Os contemplados têm até o dia 22/12 para apresentar a documentação (Certidão Negativa de Débitos de Tributos e Contribuições Federais, cópia autenticada do documento de identidade, entre outros). Acesse aqui a lista de projetos aprovados na segunda fase. Acesse os editais e veja a lista de documentos necessários. Em caso de dúvida, ligue para (21) 2220-3040 begin_of_the_skype_highlighting (21) 2220-3040 end_of_the_skype_highlighting, ramal 2216.
Edital de Pontos de Leitura de Cultura Negra vai até fevereiro
A Fundação Biblioteca Nacional (FBN/MInC) estendeu até 4/2/2013 o prazo para inscrição de instituições interessadas em gerir e implantar Pontos de Leitura de Cultura Negra em todos os estados brasileiros. A partir do dia 15/01/2013 o Siconv será reaberto para receber as propostas. O edital prevê a implantação de 27 pontos para fomentar a leitura em comunidades e também a criação de oficinas para formação de escritores como forma de ampliar a presença dos criadores negros no mercado editorial brasileiro. O edital prevê investimentos de R$ 3,2 milhões. Acesse aqui o edital.
AGENDA CULTURAL
Biblioteca Nacional faz mostra sobre centenário de Jorge Amado
A Biblioteca Nacional inaugurou uma mostra em homenagem ao centenário de nascimento de Jorge Amado. São cerca de 30 peças, entre manuscritos, livros e fotografias sobre uma das maiores figuras da literatura brasileira. Dono de uma obra extensa, com 23 romances, memórias, contos, biografias e obras infantis, Jorge Amado é autor de obras como “Mar Morto” (1936), “Capitães da Areia” (1937), “Gabriela, Cravo e Canela” (1958), “Dona Flor e Seus Dois Maridos” (1966), e “Tieta do Agreste” (1977). A mostra está no 2º andar do prédio-sede, no Rio, e disponível para visitação de segunda a sexta de 09h às 20h, aos sábados das 9h às 17h e aos domingos e feriados das 12h às 17h. Entrada franca.
FIM DE ANO
Confira o funcionamento da Biblioteca Nacional no fim do ano
A Biblioteca Nacional não funcionará nos dias 24 e 25/12, e nos dias 31/12 e 1º/01/2013. Nos demais dias, o horário de funcionamento será normal, incluindo o acesso à pesquisa e a visita guiada. Confira aqui o funcionamento regular da Biblioteca.
CONCURSO
Prova para ingressar na Fundação Biblioteca Nacional será em fevereiro
As provas para o concurso público para disputar as 44 vagas abertas na Fundação Biblioteca Nacional (FBN/MinC) mudaram de data. As provas escritas objetiva e discursiva serão no dia 03/2/2013. O gabarito oficial preliminar da Prova Escrita Objetiva será divulgado no endereço eletrônico www.fgv.br/fgvprojetos/concursos/fbn12, no dia 04/2/2013. Confira o edital.

Centenário de Jorge Amado
3º andar da Biblioteca Nacional. Segunda a sexta, 09h às 20h. Sábado de 09h às 17h e domingos e feriados de 12h às 17h. Entrada franca. Olhares do Céu nos Livros Raros
3o Andar da Biblioteca Nacional. Segunda a sexta das 10h às 17h. Entrada Franca.
Resíduos e Memória – O acervo raro recolhido pelo Programa de Coleta Seletiva do Bairro de São Francisco
2º andar da Biblioteca Nacional. Segunda a Sexta das 9h às 20h. Sáb. das 9h às 17h. Entrada Franca Ilusões em preto-e-branco e colorido: periódicos de cinema no acervo da BN
Segunda a sexta, 9h às 20h. Sábados, domingos e feriados, 12h às 17h. Entrada franca.

Globo News
Biblioteca Nacional do Rio expõe relíquias garimpadas do lixo Jornal do Brasil
Dalton Trevisan manda representante receber Prêmio Camões 2012 VejaRio
Exposição sobre a história do Rio na Biblioteca Nacional Diário de Notícias – Portugal
Prémio Camões é hoje entregue a Dalton Trevisan - Portugal Folha de São Paulo
Prêmio Camões será entregue hoje ao escritor Dalton Trevisan Armazém da Cultura – CE
Twitteiros culturais se reúnem na Biblioteca Nacional Catraca Livre – RJ
Twitter: Cultura na mídia social em debate na Biblioteca Nacional O Globo
Biblioteca Nacional debate o Twitter
A Crítica - MS
Bibliotecas de MS terão acervos atualizados pela Fundação Biblioteca Nacional Jornal do Commercio - Recife
Biblioteca Pública com programação intensa em dezembro NE10 - Recife
Duas semanas dedicadas à leitura na Biblioteca Pública do Estado Jornal Dia Dia - MS
Mostra reúne peças da Biblioteca Nacional reconhecidas pela UNESCO como Memória do Mundo Maxpress
Divisão de Cartografia da Biblioteca Nacional lança catálogo
Jornal do Brasil
Treze acervos brasileiros recebem certificados de programa da Unesco
Maxpress
Agenda da Fundação Biblioteca Nacional: Dezembro 2012 El Universal - Mexico
Letras de Brasil, a la conquista de México MidiaMax News - MS
Arquivo Público Estadual recebe o registro de "Memória do Mundo" da Unesco Diário Digital - Portugal
Brasil: Três editoras portuguesas seleccionadas em programa de bolsas Diário de Pernambuco - PE
Biblioteca Pública do Estado promove homenagem à Literatura com atividades gratuitas JORNAL NACIONAL - REDE GLOBO
Relíquias encontradas no lixo viram objetos de exposição no RJ
Maxpress
Divisão de Cartografia da Biblioteca Nacional lança catálogo Envolverde
Relíquias encontradas no lixo viram objetos de exposição no Rio de Janeiro

Feira Nacional do Livro Espírita, Goiânia (GO)
09 a 23/12

Para mais informações, acesse o site do Circuito Nacional de Feiras