sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

Ipea lança Repositório do Conhecimento


Plataforma digital preserva e disponibiliza conteúdo produzido pelo Instituto


A Diretoria de Desenvolvimento Institucional do Ipea (Dides) realizou, nesta quarta-feira, 12, na sede do Instituto, em Brasília, a cerimônia de lançamento do Repositório do Conhecimento do Ipea (RCIpea), um mecanismo institucional digital, de acesso aberto, com o objetivo de organizar, armazenar, preservar, recuperar e disseminar a produção técnica e científica do Instituto, em qualquer suporte ou formato eletrônico.

O presidente do Instituto, Marcelo Neri, destacou a importância do repositório visto que a casa tem uma produção de informações muito grande. “A promessa de integrar todos esses conteúdos e torná-los disponíveis a qualquer pessoa é muito interessante”. Neri adiantou que as comemorações dos 50 anos do Ipea deverá contar com atividades que se estenderão de setembro de 2013 a setembro de 2014, “olhando para tudo o que já fizemos que colaborou no desenvolvimento e aprimoramento das políticas públicas, e olhando para frente, para novas missões”.

Fábio Ferreira Batista, coordenador do RCIpea, ressaltou que o trabalho desse projeto envolve muitas pessoas e áreas da instituição. Agradeceu a Neri e ao diretor da Dides, Luiz Cezar Azeredo, pelo apoio na realização do trabalho, os técnicos, biblioteca, áreas de TI e de comunicação. “O projeto é intersetorial e só chegamos até aqui graças a esses apoios”, afirmou.

“Hoje o Ipea passa a integrar o conjunto de organizações que contam com o Repositório de Conhecimento, para gerenciar, prover acesso, preservar e compartilhar seus conteúdos digitais, em qualquer suporte ou formato eletrônico”, frisou Batista. Segundo ele, atualmente é difícil acessar o que já foi produzido pelo Ipea, mas com o repositório, haverá essa possibilidade, de conhecer e avaliar o que já foi produzido em relação a pesquisas em andamento.

Também participaram da mesa de lançamento Luiz Cezar Azeredo, diretor da Dides, Veruska da Silva Costa, gerente do RCIpea, André Sampaio, chefe da Divisão de Planejamento e Projetos Institucionais (DVPPI), e José Eduardo Brandão, coordenador-geral substituto de Tecnologia da Informação e Comunicação.
Acesse o Repositório do Conhecimento do Ipea (em atualização)