terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Livros para “ouvir”, na Biblioteca do Memorial


Por Memorial da América Latina

Obras digitalizadas e transformadas em áudio priorizam o acesso de pessoas com deficiência visual e da terceira idade
Foto: Luiz Tristão
A Biblioteca Latino-Americana Vitor Civita lança um novo serviço para ampliar e facilitar o acesso à leitura de pessoas com deficiência visual, idosos e de baixa escolaridade: livros do seu acervo digitalizados em áudio.
O projeto começou a ser estruturado há cinco meses pelo funcionário da Biblioteca, Carlos Alexandre Campos, que é deficiente visual, e já oferece mais de 20 títulos selecionados entre as obras de autores do primeiro escalão da literatura mundial: Machado de Assis, Clarice Lispector, Lygia Fagundes Telles e Dalton Trevisan – que lideram o ranking dos livros mais procurados -, seguidos por Gabriel Garcia Márquez, Mario Vargas Llosa e Jorge Luiz Borges.


Como funciona
Foto: Luiz Tristão
O livro, explica Campos, é digitalizado e convertido em mp3 por um programa sintetizador de voz. O usuário pode solicitar pessoalmente, por e-mail ou telefone, a obra que quer ouvir. Indo à Biblioteca poderá ouvi-la ali mesmo, caso já tenha sido convertida para áudio. Se não, seu pedido entra na fila e ele será informado quando terminar o processo de conversão. Apenas as pessoas com deficiência visual podem armazenar o áudio do livro em arquivo e levá-lo para casa, desde que traga equipamento adequado para a gravação. Nos demais casos, somente será permitido ao usuário reproduzir trechos da obra solicitada. O serviço é gratuito.
A Biblioteca do Memorial recebe cerca de 50 mil pessoas por ano e atende 70 mil consultas. Sua área útil, de 1.875 m², sustentada por uma viga de 90 metros, abriga 30 mil livros, videoteca com 1.700 títulos de documentários e filmes latino-americanos.
No espaço também funciona o Infocentro do Acessa São Paulo, com 14 terminais de computador que oferecem acesso gratuito à internet rápida. Dispõe, também, de auditório com capacidade para 140 pessoas, onde são realizados seminários, debates, encontros e palestras de intelectuais, recitais e saraus, com espaço anexo próprio para coquetéis, brunch e coffee-break. (DP)

Serviço
Biblioteca Latino-americana Victor Civita
Horário: De segunda a sexta-feira, das 9h às 18h e sábados das 9h às 15h
Avenida Auro Soares de Moura Andrade, 664 – Portões 1 e 5
E-mail: carlos@fmal.com.br
Telefone: 11 3823-4731 begin_of_the_skype_highlighting 11 3823-4731 end_of_the_skype_highlighting