segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Padarias Espirituais levam cultura à região do Cariri, no Ceará


Por conta do projeto, já foram enviados mais de 600 mil livros para diversas localidades carentes de Crato e Juazeiro do Norte, algo que vem beneficiando a população. Mais cidades do Cariri devem ganhar bibliotecas comunitárias
Padarias Espirituais (Foto: Elizângela Santos)
Padarias Espirituais (Foto: Elizângela Santos)
Por ano, ele consegue reunir cerca de 50 mil livros. A meta é abrir cada vez mais bibliotecas comunitárias nos lugares mais carentes e com maior sede de conhecimento. Denominadas de Padarias Espirituais por Elmano Rodrigues Pinheiro, cearense de Farias Brito, residente em Brasília, com mais de 30 anos de atuação na gráfica da Universidade de Brasília (UnB), já se somam milhares de edições encaminhadas para o Cariri, por iniciativa própria.
Foram realizadas doações a instituições como o Instituto Cultural do Cariri (ICC), no Crato, de 15 mil títulos, universidade e ao projeto de bibliotecas comunitárias de Juazeiro do Norte, que alimentou a criação de cinco delas em bairros carentes. E mais cidades da região serão beneficiadas com o projeto.
Um dos bairros a receber o projeto encabeçado pelo professor Franco Barbosa, antes diretor da Biblioteca Municipal da cidade, agora secretário Adjunto de Cultura, foi o João Cabral. Com quase 30 mil habitantes, na terra de mais de 250 mil, a cidade tinha apenas o espaço municipal como opção de leitura. Agora, a padaria de mais de três mil livros é realidade para os habitantes que costumavam conviver com a violência e a pobreza. Bairros como Vila Nova, Vila São Francisco, Limoeiro e Frei Damião também foram escolhidos.
O principal critério para a seleção é a distância do centro da cidade. O apoio das entidades sociais tem sido indispensável para a instalação das livrarias. O projeto que assumiu sozinho em prol dos mais carentes de conhecimento é responsável pelo envio de mais de 600 mil títulos para diversas localidades.
“Estamos com quase quatro carretas prontas, dependendo da retirada”, diz Elmano Pinheiro, esperando apenas que o saber aporte nos lugares determinados pelas doações. O projeto cresceu. Ele mesmo já chegou a vender bens pessoais para dar conta do encaminhamento dos títulos, pagando, inclusive, os fretes. Em 15 anos de trabalho, explica que um dos maiores obstáculos é o aumento da demanda e a falta de ajuda financeira de órgãos públicos.


Doações
As doações dos acervos, além da população em geral, são feitas pela Ecocamara, Biblioteca Nacional de Brasília, escolas públicas do Distrito Federal, ministérios, Fundação Assis Chateaubriand, Garage Sale Open House e escolas particulares. Também algumas editoras, inclusive do Ceará, a exemplo da Imeph e Conhecimento. Em Brasília, segundo Elmano, a Editora Ensinamento tem publicando na Cesta Básica da Cultura e Conhecimento obras de autores da região do Cariri. Na última quarta-feira, no Sesc, no Crato, foi lançado “O que faz o egoísmo”, de Luciano Carneiro.
O trabalho faz parte de uma coleção em que já foram lançados perto de 100 títulos, com publicações de obras de cordelistas como Josenir Lacerda e João Nicodemos, Nezite Alencar, professor Eugênio, José Normando Rodrigues. Outros estão para ser impressos, após inclusão na Lei Rouanet.
Elmano Rodrigues anuncia que mais cidades do Cariri vão receber novas bibliotecas comunitárias, a exemplo de Farias Brito. São duas novas, a Padaria Espiritual Zé de Mizim, em Nova Betânia, e a Padaria Espiritual Neusa Alcantara Costa, em Cariutaba. Os prédios estão prontos, e o acervo ser entregue nos próximos dias.
Em 2013, em Farias Brito, será lançado o projeto piloto com o programa “Leitura Participativa”. São 20 bibliotecas domiciliares denominadas “Cantinho das Letras”, com estantes com aproximadamente 300 títulos. Os livros, objetos transcendentes, tão alardeados na música de Caetano Veloso, nunca chegaram tão perto do povo.
Fonte: Elizângela Santos | Diário do Nordeste