segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

Livro de especialistas em literatura brasileira analisa produção da década de 1930


Por UFMG Notícias
Artigos que buscam oferecer uma visão abrangente sobre questões centrais que orientam a produção literária da década de 1930 no Brasil compõem a obra Literatura brasileira 1930, que acaba de sair do prelo pela Editora UFMG.
O livro, organizado por José Américo Miranda, Andréa Sirihal Werkema, Maria Cecília Boechat e Silvana Maria Pessôa de Oliveira, é um desdobramento do II Seminário de Pesquisas em Literatura Brasileira: A Literatura Brasileira na década de 1930, promovido pelo Núcleo de Estudos de Literatura Brasileira da Faculdade de Letras em março de 2009.
Dividido em três seções Ficção de 1930Intervalo lírico e Poesia de 1930, o volume reúne artigos dos pesquisadores Andréa Sirihal Werkemal, Ângela Vaz Leão, Antônio Sérgio Bueno, Cássia dos Santos, Claudia Campos Soares, Constância Lima Duarte, dentre outros.
Entre outros temas, os ensaios analisam a obra ficcional de grandes romancistas da década de 1930, como Graciliano Ramos, Oswald de Andrade, Lúcio Cardoso e Cyro dos Anjos, a produção lírica e o papel feminino na literatura da época.
Literatura brasileira 1930 é parte da coleção Invenção e custa R$ 42,00.