segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

O Matuto no Summit Fortaleza


Autor: Euriano Sales


Eu sou cabra do mato
Nascido no interior
Cuido de boi e vaca
Nas terras do meu avô
Se eu me considero líder
Com certeza meu senhor

Lidero varias coisas
A começar pelo meu lar
Tenho uma mulher e três menino
Pra modi alimentar
Ensino inté o dever de casa
Pra no futuro se formar

Lidero a peaozada
Que do gado toma de conta
Faço negócio, vendo, troco
Chega o vovô se espanta
Todo mundo lá gosta de mim
Nunca passei por uma afronta

Um dia desse tava eu
Fazendo negócio na capital
Quando soube duma palestra
Com um povo internacional
Me interessei um fui saber
Do que se tratava afinal

Me deram um volantezin
Aqui se chama panfleto
E eu sem entender inglês
Fui ler a respeito
Era o leadership samit
Só de ler fiquei satisfeito

Esse evento surgiu
Lá nos Estados Unidos
Desde dois mil e cinco
Ele vem sendo reproduzido
Em várias cidades do mundo
Por muito líder já foi assistido

Ví que as palestras eram em vídeo
Todos com alta resolução
Ai eu fiquei pensando
Pagar pra ver o homi no telão
Acho que esse negócio é furada
Vou ter que assistir uma gravação?

Ai chegou um rapaizin
Que tinha pose de doutor
Gravata, sapato engraxado
Terno comprado no exterior
Quando pegou o panfleto disse
Essa com certeza eu vou


Ai eu fiquei invocado
Será que ele leu direito?
Vou falar que é em vídeo
É meu dever alertar o sujeito
Vai que o homi se inscreve
E depois fica insatisfeito

Boa tarde meu senhor
A gente pode prosear
Eu tava ali no canto
Quando ouvi o senhor falar
Que ia participar dessa palestra
E por isso eu vim lhe alertar

Acho que o senhor
Não reparou a informação
As palestras é em vídeo
Exibida num telão
Eu to achando meu senhor
Que isso não dá certo não

>> O homem se virou e disse:

Eu lí sim meu amigo
Eu sei como é o formato
São exibidas em uma grande tela
Muito bem legendado
As cadeiras são confortáveis
É tudo muito bem preparado

Eu estive ano passado
E gostei da experiência
As palestras que assisti
Trouxe uma boa conseqüência
Me tornei um líder melhor
Com muito mais eficiência

>> Mas o matuto insistiu

Mas me diga uma coisa
Como vou fazer pra tirar
As dúvida da minha cabeça
Se o homi não vai está lá?
Se eu preciso de ajuda
Quem é que vai me explicar

É nessa hora que entra
Ao vivo um facilitador
Após cada palestra
Ele será o interlocutor
Que irá ajudá-lo compreender
Tudo o que se falou

Você receberá uma pasta
Com um caderno de anotação
Nele estará escrito
Os principais pontos em questão
De tudo que foi falado
E exibido no telão

Mas meu senhor
Não seria muito melhor
Pegar esses DVDs
Levar pra casa e ver só
Deitado em uma redinha
Amarrada com cabo de cipó

Ai você se engana meu caro
Em casa é diferente
Não seria o mesmo clima
De estar ali presente
Não haveria uma network
Com líderes, com outra gente

Além das palestras
Tem música, tem interação
Se lá no meio da palestra
Quem estiver no telão
Pedir pra ficar em pé
Participe da ação

Ói, nem sei o que é netorqui
Mas acho que to entendendo
Em casa eu não ia render
O que lá estará rendendo
Vou conhecer outros líderes
De áreas que nem compreendo

Isso mesmo meu amigo
Liderança é um dom que Deus dar
A todos aqueles que estão prontos
Para algo no mundo mudar
Grupos, Nações, Corporações
Há liderança em todo lugar

Muito obrigado doutor
Por toda boa vontade
Eu vou logo me inscrever
Pra não perder a oportunidade
Pois é coisa de matuto
Achar que não tem qualidade

E quando eu cheguei aqui
E fui abordado pela recepção
Ví que o negócio era bem feito
Mesmo vendo em um telão
O homi se virou pra mim e disse:
Tá gostando tah? Te entendendo tah? Ou não

E você aqui presente
Parabéns por aqui estar
Seja bem vindo ao Summit Fortaleza
Que você possa aproveitar
Cada minuto vivido aqui
Cada palestra que vai passar