segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Livro destaca a importância da biblioteca na construção da memória organizacional


Por Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia – Rio de Janeiro
A importância de uma biblioteca vai bem além do senso comum, e esse foi o ponto de partida para que os bibliotecários Ana Claúdia dos Santos Freitas Lima, do IFRJ (campus Nilo Peçanha-Pinheiral); Anderson Morais Chalaça (campus Paracambi); (campus Duque de Caxias); Ermires Gomes Rosa, da UFF de Niterói, Marcos Pastana Santos (campus Paracambi) e Samantha Andrade da Rosa, do CEFET de Petrópolis, escrevessem o livro “Biblioteconomia: Contribuições Acadêmicas para o Ambiente das Unidades de Informação”.
Publicado pela Editora Virtual Book no final do ano de 2012, o livro conta com relatos, explicações e ensinamentos que mostram ao leitor que a biblioteca é também “um berço de memória, herança cultural”. Segundo um dos autores, o bibliotecário Marcos Pastana Santos: “O interesse na organização deste livro foi de agrupar todos os trabalhos desenvolvidos por bibliotecários em diversos tipos de biblioteca. Ou seja, tem autor falando sobre biblioteca publica municipal, outro falando sobre biblioteca governamental, outro sobre historia em quadrinhos como fonte de informação”.
No livro, o leitor encontra também informações sobre o desenvolvimento desse local que acompanha e “guarda” a história da humanidade, as mudanças ao longo do tempo, lugares e momentos que contribuíram para o crescimento das bibliotecas.