segunda-feira, 22 de agosto de 2011

ANCIB Acontece agosto 2011- Informativo do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (IBICT-UFRJ)


cabecalho_boletim4.jpg


Edição n.2Agosto de 2011
Informativo publicado pelo
Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (IBICT-UFRJ)


Coordenação de Ensino e Pesquisa do IBICTO Dr. Alfredo Tiomno Tolmasquim foi designado como Coordenador da Coordenação de Ensino e Pesquisa, Ciência e Tecnologia da Informação do IBICT, no Rio de Janeiro. O Dr. Tolmasquim é Pesquisador Titular e possui graduação em Engenharia Química pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, mestrado em Engenharia de Produção pela UFRJ e doutorado em Comunicação pela UFRJ, com pós-doutorado na Hebrew University of Jerusalem. Foi diretor por 8 anos do Museu de Astronomia e Ciências Afins - MAST. A solenidade de posse será no próximo dia 24 de agosto, às 10 hs, no Auditório do 6o. andar do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas.

Representação da Área de CI no CNPq As professoras Lena Vânia Ribeiro Pinheiro (IBICT e PPGCI/IBICT-UFRJ) e Mariângela Fujita (Unesp/Marília) foram designadas respectivamente Representante Titular e Representante Suplente da Área de Ciência Informação dos Comitês de Assessoramento do CNPq, com mandato de agosto de 2011 a agosto de 2014. Elas substituem, respectivamente, os professores Maria Nélida Gonzalez de Gómez (IBICT e PPGCI/IBICT-UFRJ) e José Augusto Guimarães (Unesp/Marília).

Coordenação da Área de Ciências Sociais Aplicadas na CapesAs profas. Maria Helena Weber (UFRGS) e Nair Kobashi (USP) foram designadas respectivamente Coordenadora e Coordenadora Adjunta da Área de Ciências Sociais Aplicadas I na Capes, para o triênio 2011-2013. Elas substituem respectivamente os profs. Marcius Freire (Unicamp) e Ida Stumpf (UFRGS).

Seminário Internacional "Revolução 2.0"De 24 a 26 de agosto de 2011, ocorrerá o Seminário Internacional "Revolução 2.0: da Crise do Capitalismo Global à Constituição do Comum", no auditório do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas - CBPF. O Seminário é uma realização conjunta do LabTec (UFRJ), do Liinc (IBICT-UFRJ), do PPGCI (IBICT-UFRJ) e da Uninômade. O Programa completo e demais informações encontram-se em http://www.ppgci.ufrj.br/acontece/seminario_internacional . A transmissão online do evento pode ser vista em http://itv.cbpf.br/index.asp?pgn=3

Seleção para o Mestrado e o Doutorado em Ciência da Informação (IBICT-UFRJ)De 29 de agosto a 26 de setembro estarão abertas as inscrições para o processo de seleção dos cursos de Mestrado e de Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação - PPGCI (IBICT-UFRJ). Os editais e ficha de inscrição para o Mestrado encontram-se em http://www.ppgci.ufrj.br/index.php?option=com_phocadownload&view=section&id=7&Itemid=89 ; e para o Doutorado encontram-se em http://www.ppgci.ufrj.br/index.php?option=com_phocadownload&view=section&id=8&Itemid=90

Curso de Extensão "Capitalismo Cognitivo"
De agosto a novembro de 2011, está sendo oferecido o Curso de Extensão "Capitalismo Cognitivo: Redes, Trabalho e Inovação", uma realização do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação - PPGCI (IBICT-UFRJ) e da Coordenação de Ensino e Pesquisa do IBICT, contando com a participação do pesquisador visitante do IBICT prof. Yann Moulier Boutang, da Université de Compiègne, França,além de outros professores convidados. O Programa e demais informações encontram-se http://www.ppgci.ufrj.br/acontece/capitalismo_cognitivo .

Informação e Sustentabilidade AmbientalA disciplina "Informação e Sustentabilidade Ambiental", ministrada pela profa. Liz-Rejane Issberner, de agosto a novembro de 2011, no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação - PPGCI (IBICT-UFRJ), conta com a participação do pesquisador visitante do IBICT prof. Phillipe Lena, do Institut de Recherche pour le Dévellopement - IRD, França.

Primeiro Mestrado em Ciência da Informação na ColômbiaA professora Lena Vânia Pinheiro acaba de retornar de Medelín, onde ministrou o curso "Perspectivas Contemporâneas da Ciência da Informação", primeira disciplina do primeiro Mestrado em Ciência da Informação da Colômbia, coordenado pela profa. Margarita Gaviria, no âmbito da Faculdad Iberoamericana de Bibliotecologia da Universidad de Antioquia.

Exames de Qualificação de Mestrado
Durante o mês de agosto de 2011, estão sendo realizados os Exames de Qualificação da turma de mestrado do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação - PPGCI (IBICT-UFRJ), ingressa em 2010. A agenda das bancas encontra-se no site do PPGCI em http://www.ppgci.ufrj.br .