sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Projeto Literatura & Direito - Participe da Palestra com Gustavo Rabay (UFPB)

Literatura & Direito - Zarinha Centro de Cultura
O Projeto LITERATURA & DIREITO receberá o professor Gustavo Rabay (UFPB),
para a palestra:
Aproximações entre justiça, verdade e memória: em torno da obra O Leitor, de Bernhard Schlink.A leitura da obra refletirá sobre justiça, culpa, responsabilidade e o direito à memória. O tema central do livro remete a uma questão contemporânea enfrentada por nós brasileiros: o direito de saber a verdade sobre os anos da ditadura militar. Na esteira de acontecimentos banais à época da 2ª Guerra, o autor costura uma história em que o amor e a culpa ostentam uma dimensão humana raras vezes vista na literatura, desembocando em conflituosa consciência do que representam a verdade e o sentimento de justiça.
Eu tinha sido espectador e, de repente, me tornava
um envolvido, um participante e um membro do júri. Não tinha procurado nem escolhido este novo papel, mas tinha de exercê-lo, querendo ou não, fazendo alguma coisa ou me comportando de modo completamente passivo“ (Schlink, O Leitor).







Sobre o palestrante:Prof. Gustavo Rabay
Doutor em Direito, Estado e Constituição pela da Universidade de Brasília (UNB, 2010). Mestre em Direito Público pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE, 2002). Professor do Centro de Ciências Jurídicas da Universidade Federal da Paraíba (CCJ-UFPB), onde também exerce a função de Assessor de Pesquisa junto à Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa (PRPG).


Serviço:
Local: Zarinha Centro de Cultura
Ingressos: R$ 30,00 (inteira) e R$ 20,00 (estudante)
Data e hora: sábado, 13 de agosto
Início: 10h
Informações: 4009-1130