quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Congresso Internacional XVI Ciclo de Estudos sobre o Imaginário

Será realizado no Recife, de 18 a 21 de Outubro 2011, o XVI Ciclo de Estudos sobre o Imaginário, Congresso Internacional, que tem por tema Imaginário e as dinâmicas do Segredo.
Estamos coordenando o Fórum 6 - O SEGREDO DAS VOZES-
eu , Beliza Áurea-UFPB, Prof.Dr. Lucrécio de Sá Junior -UFRN e o prof.Dr. Gilvan dos Santos-UEPB .
O resumo deverá ser em WORD-15 linhas, espaço simples, times new roman, fonte 12. Deverá constar o nome do participante, a instituição o nome da Universidade ou similar , a titulação( mestre, doutor ou pesquisador do PIBIC e/ou similar, mestrando, doutorando ) e o nome do FÓRUM.
As inscrições são até o dia 15 de agosto de 2011.(Abaixo consta o endereço do site)
Envie o resumo para Beliza Áurea beliza.aurea@gmail.com
ou para Gilvan de Melo Santos" <gilvanmusic@gmail.com>,
ou para Lucrecio de Sá Junior <lucrecio.sa@gmail.com>.


Fórum 6

Segredos das Vozes

A voz ultrapassa a palavra. Jaz no silêncio do corpo e tem no corpo sua matriz. Tem função mítica . Seu sopro é criador, como anuncia Javé na Bíblia. Revela a epifania da memória e anuncia o devir profético. A voz tem significâncias potenciais sucessivas, sobrepostas e simbólicas. Os estudos de Freud, especialmente em nos Cinq Psychanalises, de Jung, Racines de la conscience, de Paul Zumthor, G. Rosolato, A. Tomatis e G. Bachelard apontam o caráter arquetipal da voz no inconsciente humano. É registro do dizível e indizível: revela funções sociais, anuncia o tempo do silêncio, enuncia o sexo, o amor, o ódio e guarda segredos culturais e psicanalíticos. Propõe-se, nesse Fórum, discutir o poder simbólico da voz nos segredos classificados como “pulo do gato”, nos segredos de cozinha, nos segredos revelados pela performance dos rituais mágicos, nas profecias adivinhatórias, nos segredos de rituais das religiões de tradições orais, nos segredos das tradições esotéricas, nas tradições ritualísticas das religiões afro-ameríndia-brasileiras. A voz revela segredos para os estudos linguísticos e também nas escrituras das poéticas orais. A importância do segredo da voz se realiza como consciência linguística, mítica e religiosa.
Coordenação:
  • Beliza Áurea de Arruda Mello (UFPB) belizmel@uol.com.br
  • Lucrécio de Sá Júnior (UFRN )
  • Gilvan dos Santos (UEPB)

INSCRIÇÕES ABERTAS NO SITE DO CONGRESSO http://www.cicloimaginario.com/segredo/ciclo_imaginario/pt




.
Inscrições abertas: cicloimaginario.com
PROMOÇÃO: PPGA-UFPE/Associação Ylê Setí do Imaginário