sábado, 20 de agosto de 2011

Boletim da Biblioteca Nacional nº 199: Oito mil novos agentes de leitura serão formados em quatro anos


Boletim nº 199FALE CONOSCO OU CADASTRE-SE

PROLER
Oito mil novos agentes de leitura serão formados em quatro anos
Dentro dos próximos quatro anos, o Programa Nacional de Incentivo à Leitura (Proler) formará cerca de oito mil novos mediadores de leitura em todo país. A estimativa foi apresentada nesta quarta, 17/8, pela secretária executiva do PNLL, Maria Antonieta Cunha, no encontro para formação de mediadores de leitura do Proler, que reuniu na Biblioteca Nacional cerca de 70 representantes de comitês do Programa de todo o país. “A meta para este ano é a formação de 500 mediadores. Esse número será triplicado em 2012 e em quatro anos teremos formado aproximadamente oito mil novos agentes”, disse. Os recursos para o programa, da ordem de R$ 2 milhões, são do Ministério da Cultura. “Temos uma clara indicação de que esta verba deve aumentar significativamente no ano que vem”, disse Antonieta, em entrevista à Agência Brasil.
Proler fecha novas parcerias com cidades de MG e AM
A Fundação Biblioteca Nacional fechou mais duas parcerias com prefeituras municipais para o desenvolvimento do Programa Nacional de Incentivo à Leitura, o Proler: Matozinhos (MG) e Boa Vista do Ramos (AM). Com o acordo, os municípios estabelecerão ações conjuntas com a FBN na implementação de planos e programas voltados para a promoção e o incentivo à leitura. A FBN é parceira de 76 municípios de todo Brasil na divulgação do programa de fomento à leitura, realizando encontros, cursos e parcerias com universidades, secretarias e empresas privadas.
QUARTA ÀS QUATRO
Entrevista exclusiva com Affonso Romano de Sant'Anna
Duas décadas após a criação do Programa Nacional de Incentivo à Leitura - Proler, o escritor Affonso Romano de Sant'Anna teve um encontro, na última quarta, 17/8, com representantes regionais do Programa, criado na década de 90. Nessa época, Sant'Anna foi o primeiro presidente da Fundação Biblioteca Nacional. O encontro aconteceu na série de debates Quarta às Quatro. O escritor aproveitou para lançar seu mais recente livro, Ler o Mundo, e concedeu entrevista exclusiva ao Boletim da Biblioteca Nacional. Leia mais.
MOSTRA
'Pratas da Casa' homenageia funcionários da Biblioteca Nacional
Uma homenagem ao trabalho de mais de dois séculos dos funcionários da Biblioteca Nacional é o tema da mostra Pratas da Casa, aberta ao público até 15/10, no 3º andar do prédio da BN. Os itens expostos - que datam desde 1810 - contam a história do dia a dia da instituição. São ofícios, termos de aquisição e permuta, folhas de ponto e requerimentos acerca de salário. Além dessas peças, também são apresentados documentos de cunho mais pessoal ou emblemáticos do acervo da Biblioteca, como uma edição da coleção de estampas da flora fluminense - livro organizado pelo Frei Mariano Veloso, no final do século XVIII. O objetivo da iniciativa é proporcionar aos leitores e visitantes uma visão da rotina da instituição e de seus funcionários, sempre comprometidos com a missão de guardiões da memória e disseminadores de informação e conhecimento.
EVENTO
Diamantina sedia Festival de História
De 8 e 12 de outubro, a Revista de História da Biblioteca Nacional realiza em Diamantina (MG) o fHist - Festival de História. O encontro inédito nasce sob o desafio de propiciar a criação de um palco único onde estarão reunidas expressões culturais e artísticas que tenham como foco os temas históricos. No evento, estão confirmadas as participações de Boris Fausto, Eduardo Bueno, Luiz Mott e Ronaldo Vainfas, entre outros. Confira a programação em www.fhist.com.br.
POR DENTRO DA BN
BN Digital já disponibiliza 23 mil itens na internet e vai crescer
Nesta semana, o BNDES (Banco Nacional do Desenvolvimento) liberou R$2,4 milhões para a ampliação da BN Digital. O projeto realizado pela Fundação Biblioteca Nacional já possui cerca de 23 mil itens digitalizados - livros, imagens, manuscritos e jornais - com acesso gratuito no site da instituição A iniciativa ainda conta com 13 projetos temáticos de conteúdos exclusivos produzidos por pesquisadores, que abordam curiosidades da história, da música, da geografia, da literatura, do jornalismo, e permite pesquisa de imagens. A Rede Memória Virtual Brasileira é um dos destaques do projeto: o internauta tem acesso ao conteúdo de diversas bibliotecas cadastradas, além de inúmeros artigos sobre a construção cultural do país que vão desde a imigração chinesa no Brasil até o Cinema Novo. O acervo digital pode ser acessado aqui.
BIBLIOTECA DEMONSTRATIVA
BDB oferece oficinas de Guirlandas de Natal
A Biblioteca Demonstrativa de Brasília (Av. W3 Sul EQ 506/507) promoverá, a partir de 01/9, sempre às quintas-feiras, a Oficina de Guirlandas de Natal, ministrada pela professora Rosa Helena. O objetivo do encontro é permitir que as participantes se tornem capazes de confeccionar uma guirlanda de natal em tecido com a técnica do fuxico. As inscrições devem ser realizadas com antecedência no Setor de Promoção e Divulgação Cultural.

A leitura pode mudar sua vida - projetos de leitura nas comunidades do Rio de Janeiro: com Rona Hanning e Vera Saboya
Quin. 25/08, às 16h. No Auditório Machado de Assis, na Biblioteca Nacional.
Exposição Brasil Feminino
Ter/sex 10h às 18h e Sab/dom 12h às 17h. Espaço Cultura Elizeu Visconti, na Biblioteca Nacional, até 28/08
Exposição Mestres da Gravura na Coleção da Biblioteca Nacional
Ter/dom, 12h às 19h Centro Cultural Correios.
Até 18/09



Veja nossa agenda completa

Estado de S. Paulo
Cash
Folha de S. Paulo
A nova poesia brasileiraEstadão.com
Pesquisa: produção do mercado editorial em 2010
Jornal do Commercio
Em comum

Agência Brasil
Programa tem como meta formar 8 mil mediadores de leitura em todo o país

O Globo
Affonso Romano Jornal do Commercio
Encontro Nacional do PROLER
Gazeta de Alagoas
Leitor, aquele que lê
Gazeta do Povo
Acordo firmado
Portal InteligeMcia
Biblioteca Nacional lança livro com plano de prevenção de riscos ao acervo
Rádio Agência Nacional
Biblioteca Nacional do Rio amplia horário e recebe mais de 42 mil visitantes
Guia do Rio
Mestres da gravura na coleção da Fundação Biblioteca Nacional
Terra
Brasil presta homenagem a obra de Jorge Amado a um ano do centenário
Jornal do Brasil
Palmeiras Tucum no Rio de Janeiro? Tem sim senhor!

14ª Jornada Nacional de Literatura
de Passo Fundo

RS - 22 a 26/8
2º Encontro Literário de São Mateus
ES - 23 a 25/08RS - 22 a 26/8
Encontro Literário de Teixeira
PB - 26 a 28/08