quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Papel de bibliotecas é tema de evento na UFSCar


Dia 19 de outubro, o Departamento de Ciência da Informação (DCI) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) promove dois eventos com o objetivo de discutir a função das bibliotecas e dos bibliotecários. As atividades fazem parte da agenda do Valer (Valorização do Ato de Ler), iniciativa promovida em São Carlos pelo Coletivo Topamos Ler durante os meses de outubro e novembro como forma de incentivo à leitura.

Intitulada "Biblioteca escolar, reencontro da Biblioteca com a escola", a primeira atividade ocorre das 9 às 17 horas e discutirá os desdobramentos da implementação da Lei nº 1.244/2010, que estabelece a obrigatoriedade de existência de bibliotecas nas escolas em todo o território nacional. Na ocasião será dada ênfase às bibliotecas das escolas públicas estaduais de São Carlos e região. O evento é direcionado especialmente a professores, diretores e coordenadores das escolas estaduais, bibliotecários, docentes e alunos dos cursos de Biblioteconomia da região, membros do Conselho Regional de Biblioteconomia e gestores públicos em geral.

Em seguida, às 18h30, ocorre o II ConversAÇÕES, com o tema “Bibliotecas Públicas e Comunitárias”. O objetivo nesta atividade é promover um debate sobre princípios, diretrizes e ações em prol do funcionamento e fortalecimento dessas instituições. A atividade trata questões que envolvem as bibliotecas públicas e comunitárias nas esferas nacional e estadual quanto ao papel que exercem ou devem exercer na formação do cidadão. Participam do evento a professora Elisa Campos Machado, do Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas, órgão vinculado à Fundação Biblioteca Nacional; Adriana Cibele Ferrari, do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas, vinculado à Secretaria de Estado da Cultura; e Luiz Augusto Milanesi, professor da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da Universidade de São Paulo (USP).


A entrada em ambos os eventos é gratuita. As atividades ocorrem na Sala de Projeções do Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH), no edifício de aulas teóricas AT 2, na área Sul do Campus São Carlos. Todos os participantes receberão certificados. As inscrições podem ser feitas no local. Mais informações sobre o evento Biblioteca Escolar, Reencontro da Biblioteca com a Escola podem ser obtidas com Luciana Gracioso pelo e-mail lugracioso@yahoo.com.br. Sobre o II ConversAÇÕES: Bibliotecas Públicas e Comunitárias, os interessados podem entrar em contato com Zaira Zafalon pelo e-mail zzafalon@gmail.com.