quarta-feira, 10 de outubro de 2012

SELEÇÃO PÚBLICA DE PROPOSTA PARA PROJETO DE APOIO A INSTALAÇÃO DE BIBLIOTECAS PÚBLICAS NO BRASIL REFERENTE A AÇÃO DE INSTALAÇÃO E MODERNIZAÇÃO DE BIBLIOTECAS PÚBLICAS, JUNTO AO SISTEMA NACIONAL DE BIBLIOTECAS PÚBLICAS (SNBP)


SELEÇÃO PÚBLICA DE PROPOSTA PARA PROJETO DE APOIO A INSTALAÇÃO DE BIBLIOTECAS PÚBLICAS NO BRASIL REFERENTE A AÇÃO DE INSTALAÇÃO E MODERNIZAÇÃO DE BIBLIOTECAS PÚBLICAS, JUNTO AO SISTEMA NACIONAL DE BIBLIOTECAS PÚBLICAS (SNBP)

O Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas (SNBP) órgão vinculado diretamente à Fundação Biblioteca Nacional (FBN), tem por objetivo principal apoiar e fortalecer as Bibliotecas Públicas do país. Atua de maneira a implantar um processo sistêmico, baseado em ações voltadas para a interação e integração das bibliotecas públicas em âmbito nacional.

Desde sua criação, o SNBP/FBN vem investindo em instalação e modernização das Bibliotecas Públicas em todo o país, colaborando nos últimos anos com a meta do Plano Nacional de Cultura de zerar o número de municípios brasileiros sem bibliotecas públicas e modernizar as já existentes. No entanto, não basta investir em equipamentos, acervos e espaços, é necessários monitorar e avaliar o impacto dessas ações, assim como fomentar articulações de qualidade junto às prefeituras favorecendo a constituição e manutenção de bibliotecas públicas no país.

O SNBP/FBN monitora a situação de existência e funcionamento de bibliotecas públicas no país com base nos seguintes dados:
       1º Censo Nacional das Bibliotecas Públicas Municipais, realizado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), no período de setembro a novembro de 2009 e publicado no início de 2010.
       Cadastro Nacional de Bibliotecas – lançado em outubro de 2011.
       Acompanhamento sistemático do SNBP junto aos municípios que receberam apoio da Fundação Biblioteca Nacional (FBN) para instalação da primeira biblioteca pública.
       Acompanhamento sistemático das Coordenadorias dos Sistemas Estaduais de Bibliotecas Públicas (SEBPs) junto aos seus municípios.

Com base nos dados do SNBP, o presente projeto deverá prever a implantação de instrumentos que agilizem o processo de controle da identificação de municípios sem bibliotecas públicas, assim como ações de mobilização e orientação àquelas prefeituras que ainda não instalaram suas bibliotecas públicas.

Acesse aqui o edital, aqui o Projeto Básico.

Fonte: http://www.bn.br/