terça-feira, 2 de outubro de 2012

Programação cultural do Museu das Minas e do Mineral para o mês de outubro! Confira!


Dia: 11/10, quinta-feira, às 19h30 – Super Tela - CONSIDERAÇÃO DO POEMA, de Gustavo Rosa de Moura, Eucanaã Ferraz, Flávio Rosa de Moura, BRASIL, 2011, 70min.
Um panorama da obra poética de Carlos Drummond de Andrade lido por grandes nomes da cultura brasileira: Chico Buarque de Holanda, Caetano Veloso, Adriana Calcanhoto, Fernanda Torres, Marília Pera, Milton Hatoum, Antonio Cícero, David Arrigucci, Drauzio Varella, Cacá Diegues, Laerte, dentre outros. Cada um deles escolheu o seu poema preferido e alguns comentam suas escolhas. O filme foi produzido pelo Instituto Moreira Salles em 2011, nas comemorações do Dia D, e gentilmente cedido para a exibição no MMM.


Dia: 18/10, quinta-feira, às 19h30 – Língua Afiada, com Fabiana Alves e Marina Neiva Alvim – Palestra: A sustentabilidade para além dos muros da universidade
A relação do desenvolvimento sustentável com o crescimento econômico e os recursos naturais, a partir de uma visão ambiental, social e econômica. As palestrantes propõem uma discussão sobre as possíveis formas de colaboração dos projetos de extensão universitária na busca pelo desenvolvimento sustentável, diante da necessidade de satisfazer as crescentes e diversificadas necessidades humanas. Fabiana Alves é bióloga, mestre em Ciência Animal e doutoranda em Fisiologia e Biofísica pela UFMG e Marina Neiva Alvim é bióloga, especialista em Educação Ambiental e em Manejo e Gestão de Ambientes Florestais, mestre e doutora em Biologia Vegetal pela UFMG. Ambas são professoras do Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix.
Dia: 25/10, quinta-feira, às 19h30 – Café com Poesia, com Wilmar Silva – Noite Drummoniana
O poeta Wilmar Silva, de Rio Paranaíba, com a participação especial do músico Celso Adolfo, de São Domingos do Prata, apresentam  NOITE DRUMMONIANA, com poemas de Carlos Drummond de Andrade, de Itabira, falando e cantando as muitas Minas Gerais. O menino antigo com alguma poesia transformou a história da poesia brasileira com uma poética radicalmente humana, revelando o brejo das almas da rosa do povo, corpo de um claro enigma, em que amar se aprende amando nas impurezas do branco, quando o amor natural é boitempo na lição das coisas.
Dia: 28/10, domingo, às 11 horas – Era uma vez no MMM…, com Beatriz Myrrha – Contação de histórias para crianças: Carlos, o menino que colecionava pedras
Em outubro, Beatriz Myrrha conta histórias baseadas em textos de um dos mais importantes escritores brasileiros: Carlos Drummond de Andrade. O programa é uma homenagem ao escritor e também às crianças de todo o mundo. Após a contação de histórias, uma apresentação especial da Orquestra Jovem V&M do Brasil, celebrando o Dia D, dia do nascimento de Drummond, e o Dia das Crianças.
Dia: 18/10, quinta-feira, às 19h30 – “Da boemia à liberdade” – 2º Episódio: “Do baixo ao ponto” (sessão comentada).
Reservas: palestras@mmm.org.br (Reservas garantidas até 15 minutos antes do início da palestra. Sujeito à lotação do espaço).
O episódio aborda o percurso pela Rua da Bahia, a partir da Avenida Afonso Pena, e vai até a Avenida Álvares Cabral, pelo trecho urbano que representou, durante décadas, o coração e o espírito da capital mineira, onde se situaram lugares emblemáticos da trajetória cultural, social, boêmia e etílica da cidade, tais como: Bar do Ponto e o Trianon, Café Estrela, Confeitaria Elite e a Suíça, Teatro Municipal, Cine-Teatro Metrópole, Cinema Odeon e o Guarani, Livraria Francisco Alves e a Itatiatia, Gruta Metrópole e do Alvim, Clube Belo Horizonte, Grande Hotel e, em especial, o Edifício Maletta. O convidado para comentar o episódio é o jornalista e escritor José Bento Teixeira de Salles.
Dia: 25/10, quinta-feira, às 19h30 – Palestra: “A história do ferro no Brasil: entre as fábricas e a mineração”.
Reservaspalestras@mmm.org.br (Reservas garantidas até 15 minutos antes do início da palestra. Sujeito à lotação do espaço).
A palestra abordará a história do ferro no Brasil, que remonta ao século XVI, quando foi descoberta a jazida do Morro de Araçoiaba, em Sorocaba (SP). O ferro ficou ofuscado pela incessante procura de ouro no país, cujo sucesso se deu no final do século XVII, em Minas Gerais. Porém, passarem-se mais de dois séculos até a implantação efetiva de uma incipiente indústria siderúrgica no Brasil. Hoje, o estado de Minas Gerais é líder brasileiro na produção do metal. O palestrante, Prof. Renger, foi professor do Instituto de Geociências da UFMG de 1993 a 2008, onde deu aula nos cursos de Geologia e Turismo e aposentou-se como Professor Associado. É pesquisador nas áreas de Geologia Regional, Exploração Mineral e História da Geologia e da Mineração, tendo sido um dos pesquisadores do projeto do Museu das Minas e do Metal.

Encontro Entre Educadores 
O Museu das Minas e do Metal (MMM) convida para o Encontro entre Educadores. Esse é um momento criado para que os educadores interessados em trazer seus alunos ao Museu tenham a oportunidade de troca com seus pares. Também permite a descoberta das potencialidades do MMM para complementar o trabalho desenvolvido em sala de aula.
A visita monitorada tem o acompanhamento do Educativo MMM, desde a manifestação do interesse em visitar o Museu por parte da instituição ou do educador, até os desdobramentos pós-visita com o grupo de alunos. Por isso, é indispensável a participação do educador no Encontro entre Educadores, oferecido gratuitamente, a partir do qual ele estará apto a trazer suas turmas ao MMM.
Acompanhe as próximas datas e participe!
04 de outubro, quinta-feira, de 19h às 22h
27 de outubro, sábado, de 10h30 às 13h30
Inscrições pelo email educativommm@mmm.org.br ou tel (31) 3516-7225. Vagas limitadas.