quinta-feira, 15 de março de 2012

Biblioteca Central oferece novos serviços aos usuários


Dentre as novidades, desse acordo da BC com a Base Ebrary, a liberação de 85 mil livros eletrônicos, acesso domiciliar ao Portal da Capes e a criação de twitter

 Os usuários da Biblioteca Central da Universidade Federal da Paraíba (BC/UFPB) devem ter percebido, neste começo de 2012, avanços significativos aos serviços prestados pelo órgão, que está localizado no Campus de João Pessoa, próximo ao Centro de Vivência. Exemplo disso é que, acompanhando as novas tecnologias, a diretoria da BC, no final de 2011, firmou acordo com a Base Ebrary para liberação de 85 mil livros eletrônicos, já à disposição do público. Para tanto, o usuário deve se cadastrar no site do Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI): http://www.nti.ufpb.br/suporte/.


A Biblioteca Central também já disponibiliza acesso domiciliar ao portal da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), podendo consultar a base completa de periódicos (revistas científicas) em todas as áreas do conhecimento. Esse serviço também é resultado da parceria com o NTI. Outro ponto a destacar é a inclusão da BC nas redes digitais. Desde 2011 a Biblioteca Central mantém uma comunicação direta com o usuário através do twitter institucional.

 De acordo com a diretora da Biblioteca Central, Suely Pessoa, a meta agora é a implantação da internet sem fio – o sistema Wi Fi.  “Já conversamos com o pessoal do NTI. Eles informaram que já estão tomando as providências para que esse serviço seja oferecido com bastante segurança para a nossa rede”, adiantou. Outros benefícios também em fase de encaminhamento são a climatização da BC, bem como o funcionamento, no turno da noite, da Divisão de Serviços ao Usuário (USA), Serviço de Informação e Documentação (SID), Seção de Periódicos, Coleções Especiais e do Portal da Capes.

 No tocante à renovação do acervo bibliográfico, Suely Pessoa informou que, por meio do Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni), foram investidos aproximadamente R$ 1,5 milhão em livros. Esse material bibliográfico, adquirido através de pregões eletrônicos, será distribuído com as bibliotecas setoriais dos demais campi da UFPB. “A maior parte desse material já seguiu para os centros”, ressaltou.

 A diretora da Biblioteca Central revelou que vai manter a parceria com a Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progep) da UFPB visando à realização de cursos de capacitação para o quadro de pessoal da BC, a exemplo do Curso de Libras, ministrado em 2011 e que beneficiou servidores técnico-administrativos da BC. “Já informamos à Progep sobre a demanda de cursos para atender às necessidades dos servidores da Biblioteca Central em relação a sua capacitação e qualificação para 2012”, acrescentou.

Suely Pessoa disse ainda que, com a criação de novos cursos pelo Reuni, houve um aumento significativo no número de usuários. “No entanto, a Biblioteca Central permanece com o mesmo quadro de funcionários para atender toda essa demanda. Este ano, com muitas aposentadorias, esses problemas certamente serão acentuados. Portanto, se faz urgente a reposição do quadro de funcionários, além de novas contratações”, explicou.

A Biblioteca Central da Universidade Federal da Paraíba funciona de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 22h, sem intervalo, e nos sábados, das 8h às 13h. Os telefones são:  (83) 3216-7172  e 3216-7106.

 Sistema de Bibliotecas

Dezesseis bibliotecas compõem o Sistema de Bibliotecas da Universidade Federal da Paraíba. As bibliotecas setoriais são organizadas por bibliotecários que têm uma relação técnica com a administração da Biblioteca Central. Ou seja, as bibliotecas setoriais são ligadas administrativamente aos centros de cada um dos campi da UFPB.

 Campus I:

Biblioteca Central

Biblioteca Setorial do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (BS/CCSA)

Biblioteca Setorial do Centro de Ciências Humanas Letras e Artes (BS/CCHLA)

Biblioteca Setorial do Centro de Ciências Exatas e da Natureza (BS/CCEN)

Biblioteca Setorial do Centro Ciências da Saúde (BS/CCS; BS/CCM)

Biblioteca Setorial do Centro de Ciências Jurídicas (BS/CCJ/CCJ Santa Rita)

Biblioteca Setorial do Centro de Educação (BS/CE)

Biblioteca Setorial do Centro de Tecnologia (BS/CT)

Biblioteca Setorial do Núcleo de Documento e Informação Histórica

Regional (BS/NDHIR)

Biblioteca Setorial do Hospital Universitário (BS/HU)

Biblioteca Setorial de Direitos Humanos (CCHLA)

Biblioteca Setorial do Centro de Tecnologia e Desenvolvimento Regional

(BS/CTDR)

Programa de Pesquisa em Literatura Popular (PPLP/CCHLA)


Campus II

Biblioteca Setorial de Areia (BS/A)


Campus III

Biblioteca Setorial de Bananeiras (BS/B)


Campus IV

Fonte: Agência de Notícias da UFPB - Costa Filho