sábado, 17 de março de 2012

Palestra Conceitos inovadores em arquitetura clássica: a nova Biblioteca Pública de Stuttgart


O Goethe-Institut Rio de Janeiro, em parceria com a Fundação Biblioteca Nacional, alegra-se por poder apresentar a palestra Conceitos inovadores em arquitetura clássica: a nova Biblioteca Pública de Stuttgart, Alemanha,   proferida pela Christine Brunner, vice-diretora da Biblioteca Pública de Stuttgart e diretora da Biblioteca Central.
Com a construção de uma biblioteca pública em Mailänder Platz, Stuttgart fundou uma biblioteca que atraiu a atenção internacional em um bairro onde, até hoje, há apenas terreno baldio, o que em um primeiro momento, pareceu pouco atrativo para os usuários. A Biblioteca deverá se tornar um centro radiante de cultura em um novo bairro e um investimento significativo em cultura e educação para o futuro da cidade e da região.




Com novos conceitos de construção de acervo, serviços generosos, eventos pretenciosos e tecnologia de ponta em uma arquitetura espetacular, Stuttgart, de forma particular, responde a questão do papel da biblioteca neste cenário de mídias em rápida transformação. Uma instituição entre tradição e inovação é o cerne de sua filosofia – assim é a nova Biblioteca Pública de Stuttgart.
Para comemoração do Dia do Bibliotecário (programação completa em anexo), Christine Brunner apresentará a criação de uma das bibliotecas mais modernas da Alemanha.
Data: 12 de março às 14h
Local: Fundação Biblioteca Nacional
            Auditório Machado de Assis
            Rua México s/n° – Centro | Rio de Janeiro
           
Evento com tradução simultânea e entrada franca mediante sua inscrição prévia (até 9/3): bibliotecario@bn.br
Veja a programação aqui

Fonte: http://redarterj.com/2012/03/05/palestra-conceitos-inovadores-em-arquitetura-classica-a-nova-biblioteca-publica-de-stuttgart/