sábado, 31 de março de 2012

LEI QUE OBRIGA BIBLIOTECÁRIO EM ESCOLAS DO MUNICÍPIO É APROVADA NA CMJP


O mercado de trabalho para o cargo de bibliotecário, na prática, só existe mesmo no âmbito federal. Pensando nisso o vereador Raoni Mendes(PDT) conseguiu aprovar esta semana na Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP), o projeto indicativo que torna obrigatório a presença do profissional Bibliotecário na rede municipal de ensino.

De acordo com o parlamentar, é preciso definitivamente reconhecer a necessidade de ter à frente da biblioteca escolar um profissional habilitado a coordenar os seus auxiliares. “Precisamos quebrar a praxe de que a biblioteca é só uma sala para leitura. É também um espaço para pesquisa e aprofundamentos didáticos. Daí a importância de um profissional formado em bibliteconomia, para que o mesmo possa contribuir no melhor desempenho do processo ensino-aprendizagem”, disse.

No projeto de Raoni, o Bibliotecário terá como função o planejamento, a gestão da biblioteca escolar e a responsabilidade pelos programas de incentivo à leitura, com o auxílio de outros profissionais.

O projeto de lei segue agora para apreciação do executivo, e uma vez sancionado, deve ser implementado no prazo máximo de dois anos.

O vereador constatou que apesar de existir inúmeras ações no sentido de desenvolver a biblioteca escolar como um centro de aprendizagem como, por exemplo, o Programa Nacional Biblioteca na Escola (PNBE), que encaminha livros às escolas da rede pública, ou o recente Plano Nacional do Livro e Leitura (PNLL), no entanto, muita coisa precisa ser feita para que este espaço educativo seja, de fato, explorado em toda sua potencialidade.

Não significa dizer que o trabalho dos outros profissionais que atuam nas bibliotecas escolares tenha pouco valor, pelo contrário. Apenas afirmamos que a presença do profissional Bibliotecário nas escolas é indispensável”, reforça Raoni.