terça-feira, 20 de março de 2012

"Ler, pensar e escrever"


Mais uma obra sobre leitura, pensamento e escrita e que obra! Desta vez contemplando a sequência das ações, criando valor agregado.

Se fizermos a leitura do próprio título, vimos que o autor sugere um processo. Processo a princípio linear em cadeia, mas, que, com certeza, culmina na circularidade, afinal quem leu, pensou e escreveu, se de fato quer crescer como "ser da palavra", como chama o autor, haverá de ler mais, pensar mais e escrever mais.





Transcrevo abaixo um trecho bem introdutório, que por si só, já vale o livro e um mundo para reflexão, objeto da fundamentação do que escrevi acima.


[...] ler (uma síliaba), pensar (duas sílabas) e escrever (três sílabas). Como se cada a etapa avançássemos um passo, transbordássemos um pouco mais. A leitura, a reflexão, a escrita. A bisca, a assimilação, a produção. A recepção ativa, a elaboração de um sistema pessoal de convicções, o compartilhamento.

O autor destina cada capítulo a uma das três ações do processo, explorando vários aspectos envolventes dentro de cada contexto, fazendo o leitor exercer em cada um deles, o próprio título do livro: Ler, pensar e escrever.

Eu já li, pensei e escrevi.

Fica aqui o convite tara Ler, pensar e escrever, com Gabril Perissé.



PERISSÉ, Gabriel. Ler, pensar e escrever. 5. ed. rev. amp. e atual. São Paulo: Saraiva, 2011. 91 p