sábado, 17 de março de 2012

Folheto se Santini


Caros amigos, leitores.
Mais um folheto legal
Santini vem nos mostrar
De forma conceitual
Explicando a teoria
Em linguagem teatral
Que o cordel é universal!
(Rosário Pinto)

Você sabe o que é rima?
Rima é como estou falando:
Um verso embaixo, outro em cima,
A gente vai arrajando...
Se por exemplo, eu digo:
Que a paz conte comigo.
Eu aqui já estou rimando.
O digo comigo rima
Já que a sílaba final
Da palavra, dá um clima
De sonoridade que igual.
Rima bem no fim do verso.
Fazendo rima, eu converso
Com vocês e coisa e tal.

Nisso já tem poesia.
Poesia é natureza,
E natureza daria
Boa rima com beleza!
Daí se forma o poema,
Que desenvolbe o tema.
Agora, por gentileza...

Vejam este pequenino
Folheto na minha mão,
Que brincando igual menino,
Voa dando explicação:
É folheto de Cordel.
Tudo escrito em bom papel.
Na capa a ilustração."
(...)
(Edmilson Santini)
Poeta popular, compõe seus versos voltados para a encenação teatral. Criador da Companhia Teatro em Cordel, que objetiva a apresentação de peças teatrais com base nos versos da poesia de cordel.
Santini, Edmilson. Leblon: encantos e areia em cordel. Rio de Janeiro, RJ: [s.n., 200-]. 16 p.
Adquira com o autor : teatroemcordel@teatroemcordel.com.br e leia, na íntegra!!! 
*
Deixe AQUI seu cometário ou envie para 
cordeldesaia@gmail.com