segunda-feira, 19 de março de 2012

A evolução profissional do Bibliotecário

A Informação é o universo de trabalho do profissional Bibliotecário. Ele é responsável pela seleção, tratamento e disseminação da informação, contribuindo significativamente para a produção de novos conhecimentos.
É um profissional com várias possibilidades de atuação. Seja na área do planejamento estratégico, negócios, ensino e pesquisa ou educação e cultura, ele se vale de conhecimentos e técnicas que agregam valor à informação e, consequentemente, ao conhecimento.
Ficou para trás a visão estereotipada do Bibliotecário, guardião de livros e do silêncio absoluto no ambiente das Bibliotecas. As tecnologias de informação e comunicação (TICs), cada vez mais globalizadas, contribuíram para que a profissão de Bibliotecário venha se consolidando e se destacando a cada dia. Assim como o mundo caminhou com relação às formas de acesso e transmissão das informações, o Bibliotecário também trilha o seu caminho rumo a uma nova perspectiva de trabalho. Está saindo do ambiente limitado da Biblioteca e alçando voos maiores como profissional autônomo e multifacetado, assumindo importante papel na sociedade do conhecimento, relacionando-se no universo dos “chips” e aprendendo a pensar digitalmente.


Se alguém tem dúvidas ou precisa de uma informação, pergunte ao Bibliotecário. Em Uberaba, o Bibliotecário com formação acadêmica (Graduação em Biblioteconomia) se encontra nas Bibliotecas Universitárias, gerindo e provendo o acesso à informação e ao conhecimento; na Biblioteca Pública Municipal, gerenciando acervos e contribuindo para a promoção do acesso ao livro e à leitura na comunidade; em algumas Bibliotecas Escolares, auxiliando crianças e jovens a darem os primeiros passos no acesso e transformação da informação em conhecimento e, também, mediando o acesso ao livro e à leitura literária. Ele também se encontra em algumas Empresas, organizando e gerenciando documentos para facilitar a tomada de decisões estratégicas pelos administradores.
No dia 12 DE MARÇO comemora-se o DIA DO BIBLIOTECÁRIO e este texto tem o objetivo de divulgar a profissão e incentivar a demanda pelos Cursos de Graduação em Biblioteconomia e Ciência da Informação. É significativa a defasagem entre o número de bibliotecários existentes no mercado e as reais necessidades da Sociedade do Conhecimento. Em Minas Gerais, você tem acesso ao Curso Superior de Biblioteconomia na Universidade Federal de Minas Gerais (BH) e no Centro Universitário de Formiga (MG). Parabéns a todos os Bibliotecários de Uberaba!


Fonte: http://www.jmonline.com.br/novo/?noticias%2C22%2CARTICULISTAS%2C58746