segunda-feira, 19 de março de 2012

Portal SciELO Livros será lançado em 30 de março

Portal visa à publicação online de coleções de livros de caráter científico, editados, prioritariamente, por instituições acadêmicas. O objetivo é maximizar a visibilidade, acessibilidade, uso e impacto das pesquisas, ensaios e estudos que publicam.


Parte integral do Programa SciELO da Fapesp, o SciELO Livros tem seu desenvolvimento liderado e financiado por um consórcio formado pelas editoras da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp), Universidade Federal da Bahia (Ufba) e Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

Os livros publicados pelo SciELO são selecionados segundo controles de qualidade aplicados por um comitê científico. Os textos digitais são formatados de acordo com padrões internacionais que permitem o controle de acesso e de citações. Além disso, são legíveis em telas de computador e também nos leitores de ebooks, tablets e smartphones. Além do Portal SciELO Livros, as obras serão acessíveis por meio dos buscadores da web e serão publicadas por portais e serviços de referência internacional.

A plataforma metodológica e tecnológica do Projeto SciELO Livros foi desenvolvida com a cooperação técnica da Bireme/Opas/OMS e sua execução é apoiada pela Fundação de Apoio à Universidade Federal de São Paulo (FapUnifesp).

O lançamento do portal do Projeto SciELO Livros será no próximo dia 30 de março, das 9h às 13h30, no auditório do Instituto de Artes da Unesp. A participação é gratuita, porém as vagas são limitadas. O público-alvo do evento inclui autores, pesquisadores, editores e gestores de editoras universitárias, profissionais do mercado livreiro, estudantes, bibliotecários, profissionais de informação e interessados em livros eletrônicos.

As inscrições podem ser feitas no endereço http://eventos.scielo.org/scielolivros.
(Informações do Comitê Organizador)

Fonte: http://www.jornaldaciencia.org.br/Detalhe.jsp?id=81563