quinta-feira, 22 de março de 2012

Projeto 'Parada da Leitura' estimula novos leitores na Capital


Lucilene Meireles

Imagine uma biblioteca a céu aberto e com livros de graça para a população. Pois bem, esse lugar existe e está ao alcance de todos. Trata-se da Parada da Leitura, um projeto desenvolvido pelo Centro de Capacitação de Professores do Município (Cecapro), em João Pessoa, e que, em apenas um mês, já doou cerca de 200 exemplares. Se der certo, a meta é expandir o projeto para outros pontos de grande movimento na cidade, a exemplo do Parque Solon de Lucena. Por mês, chegam até 250 obras à biblioteca. Os livros são frutos de doações de empresários, pais de alunos e professores.


O coordenador da Parada da Leitura, Marcos Paulo Farias Rodrigues, explica que a ideia surgiu a partir da constatação de que raramente o usuário aparece na biblioteca do Cecapro. “Percebemos que a parada do ônibus em frente ao centro de capacitação é um local por onde circulam muitas pessoas. Daí, surgiu a ideia de disponibilizar os livros num espaço onde colocamos banners com trechos de obras de autores paraibanos, livros didáticos e literatura”, explica.
A Parada da Leitura funciona como uma espécie de empréstimo não controlado. Não existe a obrigação de se devolver o volume. Porém, para que mais pessoas tenham acesso à leitura, a recomendação é que os livros passem de mão em mão ou que retornem para o projeto. “Alguns leitores se interessam e levam. Outras leem e devolvem. Até agora, só quatro ou cinco livros não voltaram. Mas, o que conta de verdade é que essa experiência seja compartilhada com o maior número de leitores”, completa o coordenador.
A iniciativa, apesar de recente, foi aprovada pela população. O fotógrafo Dinarte Paulino de Araújo, 58, conheceu o projeto ao chegar na parada de ônibus e se surpreendeu com a ideia inovadora. Ele considera o projeto interessante e diz que é um grande incentivo à leitura. “É uma forma de fazer com que as pessoas leiam mais”, avalia.
Fonte:  http://m.correio10.com.br/noticia/18261/projeto-parada-da-leitura-estimula-novos-leitores-na-capital