domingo, 18 de março de 2012

Stédile é premiado pelo trabalho realizado em prol das bibliotecas públicas


O Prêmio Personalidade em Destaque será entregue pelo Conselho Federal de Biblioteconomia no dia 12 de março - Dia do Bibliotecário, às 17h, no auditório do anexo I da Presidência da República.
 
Frente Parlamentar em Defesa sas Bibliotecas Públicas foi lançada no dia 4 de outubro
Em um país como o Brasil, onde quase 70% das pessoas entre 15 e 64 anos são consideradas analfabetos funcionais, além da melhoria da educação básica, o investimento em políticas públicas que estimulem a leitura é fundamental.
Na tentativa de reverter esse cenário, com dados alarmantes sobre os leitores brasileiros, o deputado José Stédile (PSB-RS) quer levar para o Congresso a discussão sobre o papel estratégico das bibliotecas na formação intelectual dos cidadãos. Esse processo teve início em outubro de 2011, quando o parlamentar socialista lançou, na Câmara, a Frente Parlamentar em Defesa da Biblioteca Nacional.
Reconhecido pela iniciativa, Stélide será condecorado, na segunda-feira, 12 de março, Dia do Bibliotecário, em Brasília, com o prêmio Personalidade de Destaque, oferecido pelo Conselho Federal de Biblioteconomia em função da atuação do parlamentar em prol das bibliotecas públicas no Brasil. Na ocasião, serão comemorados os 50 anos da profissão de Bibliotecário.
Para a presidente do Conselho Federal de Biblioteconomia, Nêmora Rodrigues, o momento é extremamente favorável para o fortalecimento das Bibliotecas Públicas no país. “Nós já temos um diagnóstico da situação. Contamos com projetos do governo como o Programa Nacional de Livro e Leitura, além do recém lançado Cadastro Nacional das Bibliotecas Públicas. Basta começar a trabalhar”, concluiu.
“Vamos lutar para que os homens e as mulheres brasileiras enxerguem o mundo com outros olhos, sem limitações. Não é possível pensar que exista um país, com o crescimento do nosso, que possui uma taxa tão elevada de analfabetos funcionais”, afirmou Stédile.
A Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) define analfabeto funcional como toda pessoa que sabe escrever seu próprio nome, assim como lê e escreve frases simples, efetua cálculos básicos, porém é incapaz de interpretar o que lê e de usar a leitura e a escrita em atividades cotidianas, impossibilitando seu desenvolvimento pessoal e profissional.
História
No Brasil, o Dia do Bibliotecário, foi instituído pelo Decreto nº 84.631, de 12 de abril de 1980, a ser comemorado em todo o território nacional a 12 de março, data do nascimento do bibliotecário, escritor e poeta, Manuel Bastos Tigre. Engenheiro e bibliotecário por vocação Manuel Bastos Tigre, nasceu em 1882. Formou-se em Engenharia, em 1906 e resolveu fazer aperfeiçoamento em eletricidade, no Estados Unidos. Uma vez lá, conheceu o bibliotecário Melvil Dewey, que instituiu o Sistema de Classificação Decimal. Esse encontro foi decisivo na sua vida, porque, em 1915, aos 33 anos de idade, largou a engenharia para trabalhar com biblioteconomia.

Por Katia Marko - Assessoria de ImprensaCom informações de Tatyana Vendramini - Imprensa Liderança do PSB na Câmara

Imagens Relacionadas