quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Biblioteca Brasiliana recebe R$ 17,2 milhões do BNDES



SÃO PAULO - A instalação da Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin na Universidade de São Paulo (USP) receberá um aporte de R$ 17,2 milhões do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social). A biblioteca é fruto da doação de José Mindlin, bibliófilo e fundador da empresa Metal Leve, que morreu em fevereiro de 2010. Mindlin deixou para a USP aproximadamente 40 mil volumes, incluindo livros e manuscritos raros, datando desde o século XVII.

Os recursos do BNDES serão empregados para a aquisição de materiais e equipamentos, a identificação e catalogação dos itens e o translado da coleção, que ocupará o prédio construído especificamente para esse fim. Os recursos também cobrirão os sistemas de segurança e o auditório multimídia. A instituição responsável pelos recursos será a Fundação de Apoio à Universidade de São Paulo (FUSP).

As obras da coleção estão sendo digitalizadas desde 2009 e estão acessíveis no site da Brasiliana. Estão disponíveis cerca de 3.800 títulos e o site recebe 1400 visitas diárias. Ao fim das obras, um curso de extensão universitária em digitalização funcionará no edifício.