sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Encontro de Cultura Popular na UFPB 21-22/10/11

Encontro de Cultura Popular tem intercâmbio de conhecimentos

ImprimirImprimirEnviarEnviar

As atividades serão desenvolvidas no Centro de Vivência da UFPB, Campus I, nesta sexta-feira (21) e sábado (22) e incluem shows, debates e oficinas

 

João Pessoa será palco, nos dias 21 e 22 de outubro próximos, na Universidade Federal da Paraíba (UFPB) do 2º Encontro de Mestres e Aprendizes da Cultura Popular, promovido pelo Imburana grupo de danças e estudos da cultura popular.

 

As atividades acontecerão nas dependências do Campus I da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), no Centro de Vivência. Pela primeira vez será realizado fora da Região Sudeste. Entre as atividades previstas para os dois dias do seminário estão shows, debates e oficinas.

 

O objetivo fundamental deste evento é intercambiar conhecimentos entre a tradição e os novos grupos de cultura popular, discutindo temas de interesse e as políticas públicas voltadas para cultura popular, junto aos mestres(as), pesquisadores(as) e administradores(as) destas manifestações que, com seu trabalho, demarcam a sua identidade no cenário cultural da cidade, estado, no Brasil e no mundo.

 

A programação inclui as participações dos seguintes grupos da Paraíba: Urso Amigo Batucada, Cavalo Marinho do Mestre Zequinha - de Bayeux, Boi de Reis do Mestre Pirralhinho, Maracatu Nação Maracahyba, Grupo Raízes, Quadrilha Fazenda Lampião, Vó Mera, Grupo de Cultura Popular Nossa Terra - da CNEC, Escola de Samba Malandro do Morro, Flor de Lírio, Trem das Onze, Escurinho, Coco de Mestre Benedito, Grupo de Percussão Dom Helder Câmara e Grupo Imburana de Danças Populares

 

De Pernambuco virão os grupos Maracatu de Baque Virado Nação Porto Rico, Afoxé Oxum Pandá, e Mazuca da Quixaba. Do vizinho estado do Rio Grande do Norte, participará o Grupo Pau e Lata.

 

Grupo Imburana

O Imburana é um grupo de danças e estudos da cultura popular brasileira, Criado em outubro de 2006 na UFPB sob a orientação do professor Marcelo Bulhões, que partiu das experiências e demandas de alunos da disciplina Danças Populares Brasileiras, ministrado por Bulhões, para na atualidade afirmar-se como grupo atuante no cenário da cultura popular paraibana.

 

Atualmente o grupo se constitui como projeto permanente de extensão universitário vinculado ao Laboratório de Estudos e Pesquisa em Corporeidade, Cultura e Educação(LEPEC) – Departamento de Educação Física (DEF) da UFPB, com ensaios abertos ao público e gratuito, nas dependências do ginásio de ginástica, Campus I, as segundas e quartas-feiras, das 18h às 20h.

 

Através de estudos, visitas e participações diretas junto às manifestações da cultura popular, principalmente nos estados da Paraíba, Pernambuco e Maranhão, o Grupo Imburana tem como objetivos aproximar e divulgar a cultura popular em diferentes meios sociais, proporcionando e socializando informações textuais, artísticas e acadêmicas a respeito da diversidade da cultura popular brasileira e em especial, a nordestina.

 

Informações e inscrições no endereço eletrônico:contatomestreseaprendizes@gamil.com; ou pelos telefones (83) 8835-8856 e (83) 9972-0970.

Fonte: 
 Agência de Notícias da UFPB - Marcos Figueiredo